• Deputado Galo

87 ANOS DO PORTO DE PARANAGUÁ RECEBEM SAUDAÇÃO DO DEPUTADO GALO


Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Um dos grandes orgulhos do Estado do Paraná, o Porto de Paranaguá completa 87 anos de idade nesta quinta-feira ( 17 ) e centenas de homenagens estão lembrando a importância deste que é um dos mais importantes portos do planeta, e que movimenta milhões e milhões de toneladas em importações e exportações todos os dias, movimentando a economia de muitos países de todos os continentes, com a saída de centenas de produtos que vão de Paranaguá para os mais remotos cantos dos cinco continentes.


Segundo os números atualizados pela administração do terminal, diariamente aproximadamente 5 mil pessoas transitam por ali, um número impressionante se levarmos em consideração que no Paraná, nada menos que 104 cidades possuem uma população de menos de 5 mil habitantes, o que mostra a grandiosidade do terminal portuário, que serve de referência e modelo para outros terminais brasileiros e sulamericanos. Por mês, cerca de 76 mil veículos transitam pelo porto e dezenas de profissões, as mais diversas possíveis, diretas ou terceirizadas, e muitas sem relações com empresas ou navios, realizam trabalhos os mais variados e imagináveis.


Entre os milhares de trabalhadores que atuam no dia a dia do terminal, estão técnicos ambientais, setores administrativos diversos, profissionais da limpeza e milhares de caminhoneiros de todas as partes do Brasil, isso sem contar os trabalhadores portuários avulsos. Durante todo o ano de 2.021, nada menos que 53 bandeiras de diferentes países passaram pelo porto, e todos esses números gigantescos, mostram o tamanho e a importância do papel desempenhado pelo Porto de Paranaguá em movimentação de cargas para todo o mundo.


Parnanguara e defensor ferrenho das coisas do nosso litoral, o deputado Galo faz uma saudação especial á todos os moradores de Paranaguá e em especial à todos os trabalhadores, de todas as profissões que tornaram o nosso porto num dos mais emblemáticos do planeta. Ao mesmo tempo em que exalta tudo que o porto representa, o deputado apenas lamenta que atualmente, cerca de 95% do terminal de contêineres esteja sob o comando de empresas chinesas que dominam o volume de entrada e saída de produtos que saem para todas as partes do mundo e outros tantos que chegam ao terminal para abastecer e fomentar a economia do nosso país.


Para o deputado Galo, a representatividade que possui hoje o nosso Porto de Paranaguá, é motivo de orgulho para todos nós paranaenses.


Antônio Carlos Ribas

DRT - 0011938 PR

4 visualizações0 comentário