• Deputado Galo

Assembleia Legislativa instala Conselho de Ética e decoro parlamentar


Foto: Sandro Nascimento/Alep

Com um atraso de 8 meses, a Assembleia Legislativa do Paraná formalizou, no fim da sessão plenária desta segunda-feira (13), a instalação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que será presidido pelo deputado Jonas Guimarães.


O comunicado foi feito pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB) como determina o Regimento Interno do legislativo e após a indicação dos líderes de partidos ou blocos partidários.


O Conselho de Ética e decoro parlamentar, é composto de 4 membros titulares e 4 suplentes e é renovado a cada 2 anos, tradicionalmente nos meses de janeiro ou fevereiro. A atual composição do Conselho, tem atuação até janeiro de 2023.


A assessoria de comunicação da Assembleia informou que o atraso na instalação do órgão responsável pela apuração de desvios de conduta dos parlamentares, se deu em função da pandemia de Covid-19 especialmente porque até então, os deputados não estavam se reunindo presencialmente. Ainda segundo a assessoria, neste período em que não havia Conselho instituído, não houve ocorrências em que fosse necessária a análise do órgão.


Em 2015, o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná sofreu mudanças junto com as alterações realizadas no regimento interno do legislativo. Com isso um regulamento ficou apenso ao regimento e que define, em 10 artigos, as prerrogativas e competências do órgão, bem como sua estrutura, prazos e ordenamento para os rituais competentes.


Na presidência deJonas Guimarães, integram o Conselho na condição de titulares os deputados Emerson Bacil (PSL), Cobra Repórter (PSD), Michele Caputo (PSDB) e Tadeu Veneri (PT). Já os suplentes são os deputados Delegado Fernando Francischini (PSL), Hussein Bakri (PSD), Galo (PODE), Paulo Litro (PSDB) e Arilson Chiorato (PT).


Fonte: CBN Curitiba

https://cbncuritiba.com/assembleia-legislativa-instala-conselho-de-etica-e-decoro-parlamentar/

0 visualização0 comentário