• Deputado Galo

ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DE ANIMAIS EXÓTICOS E SILVESTRES É FUNDADA EM CURITIBA

Atualizado: 1 de ago.


Foto: Diego Azevedo - Ascom/Ibama

Foi criada no último final de semana em Curitiba, a Associação Paranaense dos Criadores de Animais, uma entidade que irá reunir pessoas interessadas na criação comercial legalizada de animais silvestres e exóticos, com todas as garantias das leis que regem esse tipo de comércio conforme a Portaria 246/2015 do IAP e que dá a segurança para quem quer se associar e fazer parte da entidade que irá trabalhar em parceria com todos os órgãos ambientais.


A APACRIA, irá também colaborar através de seu trabalho, a diminuir o número de animais que diariamente são transportados pelos mais diferentes meios de transporte em nosso país, acondicionados na maioria das vezes em caixas ou gaiolas sem o mínimo conforto, o que causa sofrimento aos bichos que são vítimas do criminoso tráfico de animais silvestres e exóticos, uma prática que cresce a cada dia em nosso país sem que as autoridades competentes possam acabar com o crime pois isso é humanamente impossível com os meios de fiscalização e combate à prática com que nossas autoridades contam atualmente.


O tráfico desses animais, é muito difícil de ser evitado ou combatido hoje em dia, e calcula-se que, por ano, cerca de 40 milhões de aves raras e outras espécies da nossa fauna são traficados e vendidos no Brasil, sem que haja uma punição para quem pratica este tipo de crime. Aliás, pela legislação branda praticada aqui no país, são raríssimos os casos de quem vai preso por praticar este tipo de crime.


Inclusive a maioria dos animais traficados morre durante o transporte justamente pelas péssimas condições em que são transportados.


Com a parte jurídica já estabelecida e também toda a parte técnica devidamente ajustada, a Associação começa os seus trabalhos já abrindo as primeiras adesões dos interessados. Na linha de frente deste trabalho estão JosielSperancete- secretário, João Miguel GralakBlasczyk- presidente e o vice-presidente Luiz Roberto Francisco.


Defensor da causa animal na Assembleia Legislativa, o deputado Galo diz que desde que seja para amparar e proteger os animais de sofrer dores e sofrimentos, desde o transporte em condições dignas até a chegada em segurança ao destino final, será um apoiador do projeto e irá defender os objetivos da nova associação.


Antônio Carlos Ribas

DRT - 0011938 PR

0 visualização0 comentário