• Deputado Galo

Bandeira laranja deve ser prorrogada novamente em Curitiba


Foto: Ari Dias/AEN

Deve ser prorrogado por, pelo menos, mais uma semana, o decreto que estipula a bandeira laranja, em Curitiba, com medidas para conter o avanço da Covid-19 na cidade. A capital paranaense completa, nesta quarta-feira (30), 21 dias de bandeira laranja.

No dia 09 de junho, dia em que a bandeira foi alterada da vermelha para a laranja, a cidade contabilizava 9.741 casos ativos do novo coronavírus, ou seja, de pessoas com potencial de transmissão da doença, e a taxa de ocupação dos leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 estava em 102%.


Nesta terça-feira (29), 7.587 casos ativos da doença na cidade. Já a taxa de ocupação dos 548 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 estava em 91%.


Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS), sob a bandeira vermelha, a taxa de transmissão do novo coronavírus caiu de 1,16 para 0,89, ou seja, a cada 100 pessoas infectadas, outras 89 podiam se contaminar, o que representa diminuição no índice de infecções na cidade.


De acordo com a última atualização do portal sobre o novo coronavírus, disponibilizado pela Prefeitura de Curitiba, no dia 23 de junho, a taxa de reprodução (Rt) da doença estava em 0,84 na cidade, o que significa ainda mais diminuição da transmissão do vírus.


Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a bandeira laranja até esta quarta-feira e flexibilizou o funcionamento de alguns serviços, como por exemplo, autorização para mercados, supermercados, açougues e similares, funcionarem também aos domingos até às 21 horas.


A prefeitura também permitiu o funcionamento aos domingos de feiras de artesanato, floriculturas, museus e circos, das 9h às 21h.


Panificadoras, padarias e confeitarias de rua poderão atender aos domingos até as 21h. No decreto anterior, a permissão era até as 18h.


Por outro lado, seguem suspensas atividades em estabelecimentos destinados ao entretenimento, tais como casas de shows, teatros, cinemas e atividades correlatas.


Também segue restrita a circulação de pessoas no período das 21h às 5 horas, em espaços e vias públicas, salvo em razão de atividades ou serviços essenciais e casos de urgência.


Fonte: CBN Curitiba

https://cbncuritiba.com/curitiba-bandeira-laranja-prorrogada/

0 visualização0 comentário