• Deputado Galo

Cadastro prévio no aplicativo Saúde Já agiliza a vacinação contra covid-19


Cadastro prévio no Saúde Já agiliza a vacinação contra covid-19. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta que os idosos que fazem parte do cronograma de vacinação devem fazer o cadastro na plataforma do Saúde Já, pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular (que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS). O cadastro prévio garante maior agilidade na imunização.

“Quando as pessoas buscam o ponto de vacinação sem cadastro, as equipes precisam fazer o cadastro na hora, isso aumenta o tempo de espera para a vacina, além de gerar filas, principalmente nos drives”, explicou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçuluk.

A vacinação de idosos está acontecendo por escalonamento de idade, sem agendamento, mas o Saúde Já é a ferramenta usada pela SMS para registrar a vacina aplicada.


A campanha de imunização contra a covid-19 exige que cada dose aplicada seja vinculada ao nome e CPF de quem recebeu. O Saúde Já é uma ferramenta conhecida dos usuários do SUS curitibano e oferece essa possibilidade de registro.


Idosos que tenham dificuldade com tecnologia podem pedir auxílio de familiares, responsáveis ou vizinhos, o aplicativo tem a opção de inclusão de dependentes, que é mais uma forma de facilitar o acesso.


O registro da vacina também é importante para garantir o período adequado de aplicação da segunda dose.


“Nós estamos recebendo imunizantes de dois laboratórios, podemos ter mais daqui para a frente. Os prazos para a segunda aplicação são diferentes, então o app tem mais esse papel”, diz a secretária.


Trabalhadores de Saúde

Para os trabalhadores da área da saúde o agendamento da primeira e da segunda são comunicados pelo aplicativo. O objetivo do agendamento é evitar aglomerações e longos tempos de espera.


“O Saúde Já é nosso grande aliado para a imunização segura e organizada em Curitiba, por isso é tão importante que todos que fazem parte do público paritário façam o cadastro prévio “, reforçou Huçulak.


Como fazer o cadastro

• No smartphone ou tablet, busque por “Saúde Já Curitiba” nas lojas virtuais (Play Store para aparelhos com sistema Android, e App Store para os que utilizam o sistema iOS). Instale ou atualize o app. • Após instalado para fazer o primeiro acesso, informe o número do CPF ou Cartão do SUS. A primeira senha é sua data de nascimento, no formato "DD/MM/AAAA”. Pessoas que já tenham passado por algum atendimento no SUS Curitibano, já terão as informações na base de dados, não precisarão preencher novamente, basta conferir seus dados. • Para aqueles que não tiverem os dados cadastrados, na tela inicial clicar na opção “Cadastre-se aqui” o próximo passo é informar um CEP válido em Curitiba, preencher informações pessoais e de contato. • Caso haja alguma divergência o aplicativo irá solicitar foto de um documento que apareça o número do seu CPF e foto de um comprovante de residência. • Informar um endereço de e-mail válido. Pronto, agora é só salvar e aguardar nossa equipe validar o seu cadastro.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/cadastro-previo-no-aplicativo-saude-ja-agiliza-a-vacinacao-contra-covid-19/58404

9 visualizações0 comentário