• Deputado Galo

Casos de Covid-19 caem pela 5ª semana consecutiva no Paraná


Divulgação TCE

O número de casos confirmados de Covid-19 no Paraná tem apresentado queda desde o final de fevereiro. No entanto, continua alto por se tratar do maior pico desde o início da pandemia, em março de 2020. O Informe Epidemiológico do último domingo demonstra que a semana de 4 a 10 de abril, a 14ª semana epidemiológica do ano, teve 14.636 novos casos, uma queda de quase 26% com relação à semana anterior. É a primeira vez desde novembro que o número se distancia de 20 mil casos.


No histórico, o maior pico registrado desde novembro no Paraná se deu na 9ª semana epidemiológica, entre 28 de fevereiro e 6 de março, com 37.831 casos. Desde então, os números gradativamente caíram.


Para o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, a vacinação é a principal estratégia para o combate da pandemia. Segundo ele, a queda no pico de casos e de mortes já é reflexo da imunização. A expectativa do Estado é aplicar a primeira dose nos quatro milhões e 600 mil paranaenses que integram grupos prioritários do Plano Estadual de Vacinação até o final de maio.


Mesmo com a vacina, o Paraná ainda está em situação de transmissão comunitária do vírus, quando é impossível rastrear a origem da contaminação e a situação é agravada pela alta transmissibilidade das novas cepas em circulação pelo estado. Por isso, os cuidados devem ser seguidos mesmo por pessoas vacinadas, em razão da demora para o imunizante começar a fazer efeito.


Nesta segunda-feira (12), Secretaria de Estado da Saúde confirmou mais 695 casos e 83 óbitos pela Covid-19. Com isso, o Paraná soma 878.627 casos confirmados e 19.041 mortos pela doença.


Fonte: CBN Curitiba

https://cbncuritiba.com/casos-de-covid-19-caem-no-parana/

0 visualização0 comentário