• Deputado Galo

Com mais pontos e drive-thru, Curitiba vacinará idosos acima de 90 anos


Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A vacinação contra a covid-19 foi estendida para outros grupos de idosos em Curitiba, além dos acamados. Ao longo desta semana serão vacinados com a primeira dose, de forma escalonada, idosos com mais de 90 anos.


Nesta quarta-feira (10/2) a imunização será para pessoas com 95 anos ou mais. Na quinta-feira (11/2), 93 ou mais e, na sexta (12/2), serão atendidos idosos com 90 anos ou mais.


Além do Pavilhão da Cura, no Barigui, a cidade terá outros pontos de imunização, sendo dez fixos, como Unidades de Saúde exclusivas para vacinação, e dois pontos de drive-thru (lista abaixo).


Para receber a vacina, basta comparecer a um dos locais e apresentar comprovante de identificação com foto que comprove a idade e um documento que conste o número do CPF.


"É muito importante que a população respeite o cronograma para evitar aglomerações e filas desnecessárias", alerta Márcia Huçulak, secretária da Saúde de Curitiba.

Nos pontos fixos, o atendimento será das 8h às 17h. No drive-thru, o atendimento é das 9h às 16h.


A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba recomenda que o idoso não vá dirigindo ao local da vacina e que seja acompanhado por apenas uma pessoa para evitar aglomeração.


A nova fase de vacinação em Curitiba começou nesta segunda-feira (9/2) com a imunização dos idosos acamados, que estão sendo atendidos em domicílio pelas equipes das Unidades de Saúde da cidade. A vacinação dos acamados é feita ao mesmo tempo que a dos idosos acima de 90 anos.


Agilidade na vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta os moradores de Curitiba para que façam seu cadastro no Saúde Já, principalmente as pessoas que fazem parte da primeira e segunda fase da imunização contra a covid-19 – trabalhadores da saúde e idosos acima de 60 anos.


A plataforma Saúde Já será o principal canal de comunicação com a população curitibana durante a campanha de imunização contra a covid-19 e também e a ferramenta para o registro adequado das doses aplicadas. A ferramenta é gratuita e de fácil uso. Com o cadastro a vacinação se torna muito mais ágil.

“Quando o cidadão chega para vacinação com o cadastro no Saúde Já a imunização é muito mais rápida, basta se identificar, vacinar, registrar a vacina e a pessoa já está liberada”, explica a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Já ao comparecer sem o cadastro é necessário consultar se a pessoa tem algum cadastro no sistema de saúde pública de Curitiba, caso não tenha será necessário um pré-cadastro para o registro da vacina.


“Se a pessoa chegar sem cadastro poderá aumentar em até dez minutos o tempo da vacinação”, conta Márcia.

O cadastro é simples e pode ser feito pelo site www.saudejacuritiba.pr.gov.br ou pelo celular, nesse caso é preciso baixar o aplicativo, disponível nas versões Andróid e iOS.

Serviço: vacinação de idosos acima dos 90 anos

- 95 anos ou mais: quarta-feira, 10 de fevereiro - 93 anos ou mais: quinta-feira, 11 de fevereiro - 90 anos ou mais: sexta-feira, 12 de fevereiro

Locais fixos de vacinação - 8h às 17h

1 - Pavilhão da Cura Parque Barigui


2 - US Salvador Allende Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 - Sítio Cercado


3 - US Vila Diana Rua René Descartes, 537 – Abranches 4 - US Jardim Paranaense Rua Pedro Nabosne, 57 - Alto Boqueirão


5 - US Camargo Rua Pedro Violani, 364 - Cajuru


6 - US Ouvidor Pardinho Rua 24 de Maio, 807 - Praça Ouvidor Pardinho


7- US Vila Feliz Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo 8 - US Pinheiros Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 - Santa Felicidade


9 - Clube da Gente CIC R. Hilda Cadilhe de Oliveira 10 - Rua da Cidadania do Tatuquara R. Olivardo Konoroski Bueno, s/n 11- Rua da Cidadania do Fazendinha Rua Carlos Klemtz, 1700

Drive-Thru - 9h às 16h

Pavilhão da Cura - Parque Barigui Estacionamento Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão


Fonte: Prefeitura de Curitiba

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/com-mais-pontos-e-drive-thru-curitiba-vacinara-idosos-acima-de-90-anos/57877

0 visualização0 comentário

© 2020 por Deputado Galo