• Deputado Galo

Com melhoria do cenário, Saúde retoma atendimento convencional nas unidades nesta segunda-feira


Foto: Hully Paiva/SMCS

Com a melhoria dos indicadores da pandemia da covid-19 e redução na busca por atendimento de pessoas com sintomas respiratórios, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba retomará a partir de segunda-feira (14/2) o atendimento convencional nas 12 Unidades de Saúde que estavam mobilizadas para atendimento exclusivo de casos suspeitos de covid-19 e de gripe.


A reorganização temporária, que foi feita a partir 7 de janeiro, teve o objetivo de direcionar esforços ao combate ao novo coronavírus na capital, que mostrava crescimento, ao mesmo tempo em que manteve os demais atendimentos essenciais à população.


Veja como fica o atendimento no final deste texto.

O maior volume de atendimentos respiratórios na cidade aconteceu na semana entre 17 e 22 de janeiro, no período foram 13.859 atendimentos de sintomáticos, na semana passada entre 7 e 10 de fevereiro foram 6.290, queda de 54,6% no número de atendimentos de pessoas com queijas respiratórias.

“Com essa regressão da pandemia entendemos que é o momento de retomar os outros atendimentos de saúde que a população demanda, ao mesmo tempo em mantemos as estratégias da campanha de vacinação contra a covid-19”, explica a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Pessoas com sintomas respiratórios leves poderão buscar atendimento na central 3350-9000 e em todas as unidades de saúde, sempre priorizando o primeiro contato na central telefônica. O atendimento para esse público será feito em espaço separado, a partir da entrada da unidade. O usuário deve informar seus sintomas respiratórios logo na entrada e será direcionado para a área específica.


Vacina para crianças

A partir de segunda-feira (14/2) as crianças de 5 a 11 anos que perderam a data da vacinação contra a covid-19 poderão receber a primeira dose em dez Unidades de Saúde que também estão imunizando as pessoas com 12 anos ou mais. Os endereços estão disponíveis no site Imuniza Já na aba “Locais de vacinação”.


Curitiba conclui a convocação do público infantil elegível para receber a primeira dose da vacina anticovid dia 8 de fevereiro.

“Já convocamos todas as crianças de 5 a 11 anos, já disponibilizamos ações de repescagem, inclusive em um sábado, então entendemos que agora o ideal para facilitar nosso fluxo de atendimento é manter as vacinas concentradas”, esclareceu Márcia.

A Saúde fará na próxima segunda, repescagem da vacina anticovid para os curitibinhas já convocados, a continuidade da repescagem para o público infantil depende da disponibilidade de imunizantes em estoque. O atendimento das crianças será das 8 às 17 horas, em dez unidades de saúde.


A vacinação contra a covid-19 do público com 12 anos ou mais será mantido nos 17 locais que já estão realizando esse atendimento.


Multivacinação

As vacinas do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde seguirão concentradas nas dez Unidades de Saúde exclusivas até a próxima terça-feira (15/2).


A partir de quarta-feira (16/2) essas unidades também retomam o atendimento de rotina, e a multivacinação que contempla imunização de todas as doenças, incluindo contra influenza (gripe) volta a ser realizada em todas as unidades com atendimento.


Casos leves

A SMS orienta, para que as pessoas com sintomas leves, façam o isolamento imediato e caso precise de atendimento ligue para a Central 3350-9000 antes de se deslocar para um serviço de saúde. Por telefone, o caso será avaliado por profissionais da Saúde, que fazem os encaminhamentos necessários e o agendamento de coleta de exame no período correto.

A central funciona das 8h às 20h, inclusive aos sábados e domingos.


Esse canal permite que o atendimento profissional sem que a pessoa precise sair de casa e, com isso, correr o risco de espalhar ou contrair o vírus.


A pessoa também poderá ter a indicação e agendamento de exame de verificação da covid-19 para a data mais adequada, que é entre o terceiro e o quinto dia do início dos sintomas. A coleta não deve ser imediata (no primeiro dia dos sintomas) porque aumentam as chances de o resutado ser um falso negativo, devido à baixa carga viral.


Pela Central é possível receber orientação profissional, prescrição de medicamento para tratar os sintomas e também receber o termo de isolamento, tudo isso sem a necessidade de sair do conforto de casa.


Como fica o atendimento da Saúde

Com a retomada da reorganização, a partir de segunda-feira (14/2) 22 unidades de saúde retomam o atendimento de rotina, 17 unidades de saúde seguirão com a vacinação contra covid – dez delas também vacinarão crianças – e dez unidades estarão atendente multivacinação.


Na quarta-feira (16/2) mais dez unidades retomam o atendimento de rotina e todas as unidades abrem as salas para as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Outras 17 seguem exclusivas na aplicação de imunizantes anticovid.


Confira os atendimentos das Unidades de Saúde

  • Unidades para atendimento de rotina, retirada de medicamentos, acompanhamento de gestantes. Clique aqui e veja os endereços.

  • Unidades de Saúde para vacinação contra a covid-19. Clique aqui e veja os endereços, para vacina de pessoas acima de 12 anos e abaixo de 12 anos..

  • Unidades de Saúde para multivacinação.Clique aqui e veja os endereços.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/com-melhoria-do-cenario-saude-retoma-atendimento-convencional-nas-unidades-nesta-segunda-feira/62562

0 visualização0 comentário