• Deputado Galo

Com UTIs superlotadas, Curitiba decide se prorroga bandeira vermelha


Foto: William Bittar - CBN Curitiba

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS) deve publicar entre esta terça (8) e quarta-feira (9) um novo decreto, prorrogando ou revogando a bandeira vermelha, adotada no dia 29 de maio, com medidas mais restritivas para conter o avanço do novo coronavírus.


Um dos pontos mais relevantes para a decisão de mudança de bandeira é situação dos leitos SUS exclusivos para Covid-19. No caso das UTIs, a taxa de ocupação é de mais de 100% há doze dias.

Nesta segunda-feira (7), a taxa de ocupação dos leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 estava em 102%. Já a taxa de ocupação dos leitos SUS de enfermaria estava em 87%.


Ainda nesta segunda, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, informou que o decreto estadual com medidas mais restritivas deve ser mantido, mas reforçou que os municípios têm autonomia para definir as regras.


Beto Preto lembrou que a situação ainda é crítica. Ele frisou que há cinco dias a fila de espera por leitos na rede pública de saúde é de cerca de mil e duzentas pessoas. Os números estabilizaram, mas ainda são preocupantes.


Atualmente, com o decreto vermelho vigente em Curitiba, serviços considerados não essenciais podem funcionar sem atendimento presencial, ou seja, apenas por delivery ou drive-thru, de segunda à sábado, das 9h às 19h, sem funcionamento aos domingos.


Além disso, estabelecimentos como academias, salões de beleza, barbearias e atividades de estética e imobiliárias estão com o funcionamento suspenso. Assim como bares, tabacarias, casas noturnas e atividades correlatas.


Já os restaurantes e lanchonetes de rua podem funcionar todos os dias da semana, mas apenas nas modalidades delivery, take-away e drive-thru, sendo vedado o consumo no local.


Os mercados, supermercados e hipermercados podem funcionar de segunda à sábado, até às 20 horas, sendo vedado o consumo no local todos os dias da semana. Além disso, aos domingos, o funcionamento só pode ser feito via delivery, até às 20 horas.


Fonte: CBN Curitiba

https://cbncuritiba.com/covid-curitiba-bandeira-vermelha-utis-lotadas-prorrogada/


3 visualizações0 comentário