• Deputado Galo

COMISSÃO DA ALEP APROVA O GRAFITE COMO CULTURA



A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, aprovou em reunião remota na manhã desta segunda-feira ( 08 ) o projeto de lei 425/2021, de autoria do deputado Boca Aberta Júnior e tendo o deputado Goura como co-autor, que aprova a cultura do grafite como arte e como parte da vida cultural do Estado. O projeto foi relatado pelo deputado Galo, e reconhece o grafiteiro como artista, torna o grafite uma arte protegida por lei e devidamente reconhecida.


Para o deputado, a aprovação dessa lei será um exemplo para outros estados do país, inclusive já existem escolas de grafite e muitas cidades do Brasil possuem amplos espaços centrais e na periferia para divulgar a arte e incentivar os jovens artistas a utilizarem estes locais para expressarem sua criatividade. O deputado Goura lembrou que recentemente no Museu Oscar Niemayer, houve uma exposição dos GÊMEOS, que teve repercussão internacional, e isso fortalece o apoio a esta arte urbana que cresce a cada dia em vários países do mundo.


O deputado Boca Aberta Júnior, relatou que em Londrina, um espaço ao lado de um cemitério, já há algum tempo virou um local de aplicação do grafite e transformou a paisagem com exposição de grandes obras de arte. O deputado Galo ao apresentar o relatório, a importância da criação dessa lei, que irá definitivamente separar o grafite do vandalismo, protegendo quem realmente pratica a arte urbana do grafite.


Esta nova reunião da Comissão de Cultura da ALEP, foi presidida pelo deputado Ademir Bier.


Antônio Carlos Ribas

DRT - 0011938 PR.


10 visualizações0 comentário