• Deputado Galo

COMISSÃO DE CULTURA DA ALEP REJEITA MUDANÇA DE DATA MAGNA



Os deputados que fazem parte da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná, votaram contra o parecer favorável do deputado Rodrigo Estacho do PV ao projeto de lei 542/2019, de autoria do deputado Luiz Fernando Guerra do PSL que institui o dia 29 de agosto como a Data Magna no Estado com os demais deputados membros da Comissão, seguindo o voto contrário do deputado Goura do PDT, e agora o projeto segue para apreciação em plenário.


O texto cita que o dia 29 de agosto marca a data em que o Imperador Dom Pedro II criou a Província do Paraná, desmembrando o Paraná da Província de São Paulo, mas o entendimento de todos foi de que, uma mudança na data deveria passar por um grande debate com a sociedade, já que o 19 de dezembro é comemorado no Estado há 160 anos, e temos monumentos espalhados por todo o Paraná em alusão ao 19 de dezembro.


O deputado Galo concordou com o parecer do deputado Goura e disse que “ apesar do profundo respeito que tem pelo deputado Guerra, se depara com essa parede que é a história”. Agora rejeitada pela Comissão de Cultura, a proposta segue em tramitação na ALEP.


Antônio Carlos Ribas

DRT - 0011938 PR.

13 visualizações0 comentário