• Deputado Galo

Curitiba tem um dos maiores saldos de emprego formal do país


Foto: Reprodução/EBC

Curitiba registrou o segundo maior saldo de vagas com carteira assinada do país em fevereiro. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados mostram que a capital paranaense gerou, já descontadas as demissões no período, 13.061 novas vagas.


São Paulo liderou este ranking, com a criação de 49.486 vagas. O resultado de fevereiro foi 31% superior ao mesmo mês do ano passado, quando o saldo foi positivo 9.927 e ainda não havia o impacto da pandemia de covid-19 no País.


O desempenho do mês passado reforça a tendência de retomada do emprego em Curitiba, que começou em meados do ano passado, depois do forte impacto da pandemia na economia e no emprego formal em todo o país.


Mesmo com o ano marcado pela desaceleração econômica, o município fechou 2020 com um saldo positivo de 2.928 vagas.


O mercado de trabalho seguiu com bons dados no início do ano. O saldo de janeiro de 2021, divulgado em 16 de março pelo Ministério da Economia, foi de 5.624 vagas em Curitiba.


Em fevereiro, todos os setores da economia tiveram saldos positivos de vagas, com destaque para o comércio (1.528), a indústria (528), a construção (1.862) e serviços (9.139).


O levantamento mostra que as vagas foram abertas principalmente para quem tem ensino médio completo, com 25.602 novas oportunidades, fundamental completo (5.257) e superior completo (4.461).


No Paraná, 339 das 399 cidades do Estado apresentaram saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada em fevereiro. Isto equivale a 85% das cidades do Paraná.


Segundo Suelen Glinski, chefe do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, em âmbito estadual os números representam uma melhora em relação a janeiro.


Suelen diz ainda que os dados apontam que a geração de empregos está bem distribuída entre todas regiões paranaenses.


Fonte: CBN Curitiba

https://cbncuritiba.com/curitiba-tem-um-dos-maiores-saldos-emprego-formal/

0 visualização0 comentário