• Deputado Galo

DEPUTADO GALO CONHECE TRABALHO DOS CONSELHOS TUTELARES



“ Uma reunião histórica”, essa foi a definição dada por vários conselheiros tutelares e representantes da Fundação de Ação Social- FAS, para o encontro com o deputado Galo, na tarde desta quarta-feira, quando todos tiveram a oportunidade de relatar como é o trabalho dos Conselheiros Tutelares, os mecanismos de atuação que vão desde a abordagem inicial após receber uma denúncia, até o último ato que é o acolhimento social, quando a criança ou adolescente é retirado do convívio com seus familiares e passa a ficar sob os cuidados da Justiça ou do Judiciário.


Atualmente são 10 unidades dos conselhos, divididos pelas regionais de Curitiba, e conforme os profissionais, existe muita desinformação a respeito das atribuições, e por isso, só se ouve falar nos Conselhos, quando alguma polêmica é criada, geralmente quando são registrados casos de agressões e outro tipo de violência, e isso torna ainda mais importante essa parceria com o deputado Galo, que é o presidente da Comissão da Juventude da Assembleia Legislativa, e que a participação do governo do Estado também será fundamental para uma melhoria nos serviços que são prestados à população.


Devido ao alcance social do programa " Anjo da Guarda " o deputado Galo vai destinar através de suas emendas parlamentares, a quantia de 1milhão de reais para ajudar a criar novas iniciativas de apoio à crianças e adolescentes atendidos pelo projeto.



A reunião remota, foi comandada pela dra. Ângela Mendonça, que já trabalhou em várias esferas do governo municipal, e hoje trabalha na Secretaria Estadual de Justiça Família e Trabalho, e contou com a participação de Zeila Plat, supervisora da FAS e vice-presidente do COMTIBA, Su Ellen Teixeira, coordenadora da assessoria dos conselhos tutelares da FAS, Suelen Oliveira, vice-presidente do Conselho Tutelar de Curitiba, Claudia Estorílio, Superintendente de Planejamento da FAS, Tatiana Possa, diretora de Proteção Social Especial da FAS, Claudete de Castro França, Conselheira Tutelar e João Carlos, presidente do Conselho Tutelar de Curitiba, que explicaram de forma clara quando começa e quando termina o trabalho de um conselheiro tutelar.



Um dos pontos que mais chamou a atenção do deputado, foi a explanação de como funciona o programa Anjo da Guarda que é coordenado pela Tatiana Possa e conta com 10 educadores atuando. Hoje são cerca de 700 menores acolhidos. Também a questão do trabalho infantil e a preocupação com essa prática, foi mostrada ao deputado que se disse feliz por poder conhecer detalhadamente o que é um conselheiro tutelar e que irá levar para a Assembleia Legislativa, todos os dados colhidos para que a população também possa saber um pouco mais sobre este trabalho.



Antônio Carlos Ribas

DRT - 0011938 PR.

195 visualizações0 comentário