• Deputado Galo

DEPUTADO GALO ESTÁ OTIMISTA EM CONSEGUIR AJUDA PARA OS PESCADORES



O deputado Galo, falou durante a semana na Assembleia Legislativa, de sua expectativa em conseguir junto ao governo do Estado, a liberação de um crédito por parte da FomentoParaná aos pescadores de todo o litoral paranaense para o conserto dos barcos danificados, com problemas de estrutura ou problemas mecânicos, problema que atinge de forma rotineira os profissionais da pesca.

A proposta, foi levada por ele pessoalmente ao governador Ratinho Junior na semana passada, e propõe que as associações de pescadores sejam as intermediárias na obtenção desses recursos, distribuindo valchesaos seus associados no valor da compra de materiais para o conserto das embarcações, através de um convênio a ser firmado com a Fomento. Os próprios pescadores escolhem o fornecedor, e quem irá fornecer a mão de obra que, na maioria das vezes pode ser do próprio pescador ou de alguém conhecido que possa realizar o serviço.


O deputado calcula que cada profissional possa receber em média 2 mil reais para aplicar no conserto do seu barco, beneficiando milhares de pescadores artesanais que atuam nas comunidades d litoral que possui associações em Matinhos, Morretes, Antonina, Pontal do Paraná Guaraqueçaba e Paranaguá. Somente na entidade de Matinhos, são atualmente mais de 500 pescadores trabalhando, sendo que muitos filhos de pescadores estão tirando suas carteiras para poderem atuar. Há que se ressaltar que a atual fiscalização feita pelos órgãos ligados ao meio ambiente é muito rígida e existe uma preocupação muito grande também em relação a isso.


Depois dessa reunião, o deputado Galo está no aguardo de uma resposta do governador, paralevar o conteúdo dessa conversa aos pescadores que através de suas colônias começarão a providenciar toda a documentação que é necessária para obter o benefício e poder viabilizar essa ajuda aos pescadores artesanais de todo o litoral paranaense.


Antônio Carlos Ribas

DRT - 0011938 PR

3 visualizações0 comentário