• Deputado Galo

DEPUTADO GALO JÁ PEDIA CUIDADOS COM A DENGUE HÁ MUITO TEMPO

Atualizado: 17 de mai.



Os casos de dengue que explodiram em praticamente todas as regiões do estado recentemente, e que acabaram com a declaração de epidemia no Estado por parte da Secretaria Estadual de Saúde, já haviam sido motivo de preocupação para o deputado Galo. Há algum tempo atrás, o deputado já havia manifestado esse seu sentimento em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, cobrando já há alguns meses uma atenção redobrada nos cuidados com a doença, até porque desde o início deste ano, centenas de casos foram notificados, conforme a própria SESA, com destaque para a região norte e o litoral paranaense.


Segundo o Boletim de Informe Epidemiológico divulgado nesta última quinta-feira, 80 mil casos foram notificados, quase 15 mil a mais em comparação com a semana anterior, cinco mortes confirmadas e 365 municípios registraram notificações. Conforme a Secretaria de Vigilância Sanitária, em cada boletim semanal, os números apontavam para esse desfecho apesar do constante monitoramento e um trabalho efetivo de combate à doença. Durante os dois anos da pandemia, na maioria das vezes não se tinha muitas notícias sobre outras doenças, mas a dengue continuava ativa e fazendo vítimas.


A SESA, monitora os casos desde 1.991, e registrou uma epidemia no Paraná em 2.007 com mais de 50 mil notificações, 26 mil casos confirmados e 07 mortes. A série histórica da doença diz que entre 2019 e 2020 foi o de maior registro de casos com mais de 220 mil e neste período 177 pessoas morreram.


Por isso, a preocupação e o alerta do deputado para que os cuidados continuem sendo intensos em todas as regiões do Paraná.


Antônio Carlos Ribas

DRT - 0011938 PR



1 visualização0 comentário