• Deputado Galo

DEPUTADO GALO QUESTIONA NA ALEP: LEI SANCIONADA NO PARANÁ NÃO VALE NADA?

Atualizado: 17 de mai.



Indignado e sem meias palavras, o deputado Galo ( PP ) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira ( 10 ) para questionar se, uma lei estadual, aprovada pela Casa e sancionada pelo governador Ratinho Junior, no caso a que proíbe a adoção no Estado do Paraná do chamado “ Passaporte Sanitário” pode simplesmente ser desrespeitada sem que haja qualquer cobrança ou punição à quem cometer a irregularidade?


O deputado se refere ao prefeito Rafael Greca que exonerou recentemente uma técnica de enfermagem e um médico, porque ambos se recusaram a tomar a vacina contra a Covid-19, além de um outro servidor da área médica que já havia sido afastado anteriormente. O mesmo caso, aconteceu na Universidade Federal do Paraná, onde o reitor Marcelo Ricardo Fonseca, havia baixado uma portaria exigindo o comprovante de vacinação ainda no ano passado, o que está em vigor ainda hoje.


O não cumprimento de uma lei estadual, amplamente debatida no Legislativo, aprovada e sancionada pela maior autoridade do Estado, no caso o governador Ratinho Junior, desrespeita o Poder Legislativo e passa à população a ideia de que a Alep não manda nada, e por isso cobra uma posição do governo estadual e da própria ALEP, que dá a entender que autoriza tanto o prefeito de Curitiba quanto o reitor da UFPR a agir acima da lei, cobrando ao mesmo tempo uma posição do corpo jurídico da Assembleia e do Palácio Iguaçu, o que até agora não aconteceu pois as duas casas se mantém em silêncio.


O deputado também questionou a posição da Mesa Executiva que deu através do presidente Ademar Traiano a explicação de que “ quem se sentir prejudicado, entre com um mandado de segurança” o que é um verdadeiro absurdo, pois a lei existe, está em pleno vigor em todo o Paraná, e não pode simplesmente ser ignorada como se a mesma não existisse. A mesmo cobrança foi feita em apartes solicitados pelos deputados Ricardo Arruda e Márcio Pacheco.


Antônio Carlos Ribas

DRT - 0011938 PR



3 visualizações0 comentário