• Deputado Galo

Dia das mães: pesquisa mostra preocupação e esperança do comércio


Foto: AEN.

Preocupação com o momento atual e esperança na retomada da economia, esses são os sentimentos dos empresários de sete regiões do Paraná, registrados em uma pesquisa encomendada pela Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná.


Os resultados apontam as expectativas de vendas dos empresários em relação à segunda data comercial mais importante do varejo brasileiro, o Dia das Mães.


Foram entrevistados mil empresários de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão, entre os dias 3 e 7 de abril.


Em função da pandemia, com protocolos e decretos limitando a atividade comercial nos últimos meses houve uma pequena retração na expectativa dos empresários. Em relação à expectativa da economia, os empresários mostraram-se preocupados, porém, esperançosos.


O Índice de Confiança do Comerciante, que avalia o entusiasmo em relação à atual situação econômica do Brasil e à situação financeira dos clientes para os próximos seis meses, ficou em 125 pontos, numa escala de 0 a 20, o que demonstra confiança na melhoria das vendas.


De acordo com o presidente da Faciap Fernando Moraes, apesar da preocupação da maior parte do empresariado com o momento atual, de acordo com a pesquisa 24% prevê vendas superiores ao dia das Mães de 2020.


A pesquisa mostra também, que 61% dos entrevistados afirmam que a pandemia continua afetando a vida do comerciante, sendo que 63% tiveram que fechar as lojas para cumprir protocolos de saúde.


Nesse período, os comerciantes se viram obrigados a se adaptar à nova realidade e, em alguns casos, investir no próprio negócio para amenizar a queda nas vendas. Grande parte deles (62%) investiu na contratação de entregadores para delivery, em comunicação e em vendas on-line.


Fonte: CBN Curitiba

https://cbncuritiba.com/dia-das-maes-pesquisa-mostra-preocupacao-e-esperanca-do-comercio/

5 visualizações0 comentário