• Deputado Galo

Embarque do Ganhando o Mundo é marcado por alegria e gratidão de estudantes e pais

Familiares foram ao aeroporto Afonso Pena para mais um abraço nos filhos selecionados para estudar no Canadá. A iniciativa do Governo do Estado foi muito elogiada.


Despedida do Paraná rumo ao Canadá tem muita emoção, alegria e gratidão de estudantes e pais. Foto: Lucas Fermin/SEED

O embarque dos alunos e alunas do programa Ganhando o Mundo no Aeroporto internacional Afonso Pena foi marcado por muita emoção. Parte das famílias que residem próximas à Capital foi ao terminal para mais um abraço antes da partida na manhã desta quarta-feira (9).


Uma delas foi a família da estudante Melissa Andrieli Rodrigues dos Santos, de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. Acompanhada dos pais, Geomar Rodrigues dos Santos e Juliana Batista dos Santos, Melissa teve um dia ainda mais especial que os demais, pois completou 16 anos nesta quarta e ganhou os parabéns no saguão do aeroporto.


“É incrível, são dois presentes ao mesmo tempo. Sensacional, estou sem palavras. Ansiosa para conseguir me comunicar, conhecer os lugares, me dar bem com a família, com a escola, viver novas experiências”, relatou a estudante do Colégio Estadual Elias Abrahão.


O pai, que levou até bexiga personalizada de aniversário, estava orgulhoso da filha. “Estou muito feliz, porque é uma conquista dela, por esforço e empenho dela. A gente vai sentir muita falta nesse período, mas sabemos que é para o seu bem”, disse. “Melissa está muito feliz e então isso nos deixa mais tranquilos. Estamos com o coração na mão, mas está sendo muito bom esse momento e ela tem que aproveitar.”


Moradores do outro lado da região metropolitana, em Mandirituba, Vilmar e Soriane Ribeiro foram se despedir da filha Natália Ribeiro, aluna do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco.


“É muito emocionante. Primeiro pelo aprendizado que ela já teve nos cursos [de inglês] e com certeza lá no Canadá vai ser uma experiência ímpar, graças a essa oportunidade do Governo do Estado. É muito gratificante, o aprendizado será extremamente bom para o futuro dela”, disse Vilmar.


Emocionada e abraçada à filha, a mãe estava com os olhos marejados. “Eu estou segurando o choro, mas é um choro de alegria, é um choro de gratidão. Eu sei que é para o bem dela, então, a gente tem que aguentar um pouquinho a saudade e agradecer esse projeto. Espero que tenha continuidade, porque tantas crianças não têm essa oportunidade. Para Natália, está sendo uma conquista que não tem palavras”, afirmou.


“A emoção está muito grande para deixar o Brasil e para todos os aprendizados que eu vou ter lá no Canadá”, contou Natália.


EMBARQUE — Já na área de embarque, o secretário estadual da Educação, Renato Feder, que acompanhou os estudantes até o avião, conversou com a aluna Daiély Aparecida Veinharski, do Colégio Estadual Guarani da Estratégica, de Nova Laranjeiras, e soube da aventura da estudante ao se inscrever no programa, há mais de um ano.


Com problemas de conexão, ela quase perdeu o prazo. “Eu já tinha desistido, porque pensei ‘ah, não é para mim. Se eu não consegui até agora’. Aí meu pai chegou do trabalho e disse: se você quer se inscrever, vamos”. Ele, então, adquiriu outro pacote de dados só para tentar inscrever a filha, fato alcançado na noite do último dia das inscrições.


“É transformador. Quando você faz um intercâmbio. Eu fiz, Você volta com a cabeça mais aberta, muito mais empoderado, autoconfiante. É uma grande mudança passar por outra cultura; transforma sua vida como você não esperava. A gente está muito feliz e quer ampliar esse programa”, finalizou Feder.


Fonte: AEN

https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Embarque-do-Ganhando-o-Mundo-e-marcado-por-alegria-e-gratidao-de-estudantes-e-pais

0 visualização0 comentário