• Deputado Galo

Estudo constata nível elevado do novo coronavírus no esgoto de Curitiba


Foto: Pixabay

Amostras de esgoto de Curitiba indicam que houve aumento expressivo nos casos de Covid-19 no período entre 23 de maio e 5 de junho de 2021.


As análises apontam altas concentrações de Sars-CoV-2 no material coletado, atestando a necessidade de intensificação das medidas de prevenção e de controle para a redução da disseminação do vírus. A investigação foi realizada pela Rede Monitoramento Covid Esgotos, projeto formado por instituições de diversos estados brasileiros entre elas a Universidade Federal do Paraná. O levantamento também é realizado em Belo Horizonte, Distrito Federal e Rio de Janeiro.


A equipe coleta amostras em pontos representativos de cada região, como locais com grande circulação de pessoas, lugares com elevados índices de vulnerabilidade social e de saúde, além de estações de tratamento de esgotos (ETEs). No laboratório, os pesquisadores extraem o ácido ribonucleico (RNA) viral do conteúdo e realizam a detecção e a quantificação do vírus.


O estudo apresenta as cargas virais por 10 mil habitantes para cada região monitorada, contrastando os resultados com dados locais de saúde, como o número de novos casos confirmados e suspeitos; número de leitos disponíveis para a internação e de leitos ocupados por pacientes com Covid-19; e porcentagem da população imunizada.


De acordo com a Rede Monitoramento Covid Esgotos, a ideia é auxiliar as autoridades locais na tomada de decisões para o combate à pandemia. O estudo leva em consideração o RNA viral do novo coronavírus, que é expelido pelos pacientes infectados, especialmente pelas fezes e pela urina. Os relatos técnicos e científicos apontam que os vírus que chegam até os esgotos estão inativos e, portanto, não podem infectar.


Resultados


Os dados de Curitiba indicam um aumento expressivo nas concentrações do novo coronavírus em todas as estações de tratamento de esgoto nas últimas três semanas monitoradas. A elevação nas cargas virais atingiu, nas últimas duas semanas estudadas, os valores mais elevados observados em todo o período de monitoramento.


Da Redação com Assessoria de Comunicação


Fonte: CBN Curitiba

https://cbncuritiba.com/estudo-constata-nivel-elevado-do-novo-coronavirus-no-esgoto-de-curitiba/

0 visualização0 comentário