• Deputado Galo

Ganchinho vai ganhar CMEI com capacidade para atender 150 crianças


Prefeito Rafael Greca vistoria obras de construção do CMEI Dom Barusso no bairro Ganchinho - Curitiba, 23/02/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

As famílias do Moradias Dom Barusso do bairro Ganchinho, na Regional Bairro Novo, vão contar com mais uma unidade da rede municipal de ensino para o atendimento de crianças de 4 meses a cinco anos. A Prefeitura começou a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maestrina Esmeralda Rovani, em homenagem à professora da rede e regente do Coral Infantil das 1000 Vozes, falecida em 2021. A unidade terá capacidade para atender 150 meninos e meninas em período integral.


A obra, iniciada nas primeiras semanas de fevereiro, foi vistoriada na manhã desta quarta-feira (23/2) pelo prefeito Rafael Greca, acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, do superintendente executivo da Secretaria Municipal de Ensino, Oséias Santo de Oliveira, e do administrador regional do Bairro Novo, Fernando Wernek.

“No Ganchinho, onde Curitiba termina e São José dos Pinhais começa, damos início à obra do novo CMEI que terá 150 curitibinhas como sua freguesia e ficará pronto para servir a população no ano letivo de 2023. Dedicaremos o espaço à memória da professora Esmeralda Rovani, falecida de covid-19 em 2021, que teve uma grande militância na regional do Bairro Novo, inclusive como maestrina do nosso coral de Natal”, disse Greca.

Sob a coordenação do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), os serviços começaram pela instalação do canteiro de obras, fechamento da área com tapumes, limpeza e retirada da vegetação e o levantamento topográfico.


Após a conclusão da terraplanagem, em andamento, será realizada a locação das estacas de concreto. Os próximos passos serão o cravamento das estacas de concreto e execução de blocos e baldrames.


Investimento

O investimento na obra do novo CMEI é de R$ 3.427.204,90 e a previsão é de que as obras sejam concluídas no fim do segundo semestre. As etapas seguintes, de aquisição de mobiliários, materiais pedagógicos e planejamento da equipe pedagógica, serão organizadas pelas secretarias municipais da Educação e da Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação.


Localizada no número 1.761 da Rua Antônio José Bonato, em um dos bairros mais distantes à região central da cidade, a unidade terá 678,40 m² de área e contará espaços amplos e preparados para que as crianças recebam cuidados e educação de qualidade.


Serão seis salas de atendimento, lactário, espaço do programa Mama Nenê (para as mães amamentarem seus bebês na unidade) e banheiros com acessibilidade e adequado às idades. A unidade também contará com espaço para pedagogia, cozinha, áreas administrativas e de serviços, parquinho infantil, solários, refeitório e pátio coberto.


Obras na região

O secretário municipal de Obras Públicas destacou que a construção do CMEI completa uma série de obras e serviços implementados na região.


Os moradores da Rua Antônio José Bonato, por exemplo, já ficaram livres dos buracos, da poeira e da lama a partir das intervenções do programa Asfalto no Saibro que, desde 2019, garantiu 814 metros de asfalto na via, infraestrutura de drenagem, com implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio. "Também foram contemplados com nova iluminação, com lâmpadas em tecnologia LED que são mais econômicas e mais eficientes”, disse Rodrigues.


A rede municipal conta com 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e contratos com outros 115 Centros de Educação de Infantis (CEIs) parceiros no atendimento ao curitibinhas. São 51,4 mil crianças de 0 a cinco anos cuidadas e educadas nas unidades de educação infantil oficiais ou contratadas.


O superintendente Oséias Santo de Oliveira explica que com o novo CMEI será possível avançar no atendimento das demandas da região, especialmente na oferta de vagas em turmas de maternal e berçário.


“Essa é uma região que já conta com outras unidades, mas cuja demanda é alta. O novo CMEI será importante para a garantia do direito educacional das crianças nesta região de elevado crescimento populacional”, disse Oseias.

Maestrina

O CMEI terá o nome da professora da rede municipal de ensino Esmeralda Rovani, que trabalhou nas escolas Augusta Gluck Ribas, Miracy Rodrigues de Araújo e Colombo, todas no Sítio Cercado. Desde 2006, a professora e maestrina comandava a Cantata de Natal do Bairro Novo que começou com corais individuais, cresceu e ganhou o coro de centenas de crianças.


A vistoria também teve a presença do secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, do assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro, dos vereadores Beto Moraes e Mauro Bobato, e da chefe do Núcleo da Educação na Administração Regional, Priscila Costa.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ganchinho-vai-ganhar-cmei-com-capacidade-para-atender-150-criancas/62697

0 visualização0 comentário