• Deputado Galo

INDIGNADO DEPUTADO GALO RECLAMA FALTA DE MEDICAMENTO PARA COVID NO SUS



O deputado Galo, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão matutina desta quarta-feira ( 19 ) para denunciar e pedir providências para um caso grave que está ocorrendo com um paciente internado por Covid 19, em estado grave no Hospital Angelina Caron em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.


O ex-vereador de Paranaguá, o Nilo, está internado, intubado, com 80% do pulmão comprometido e precisa urgentemente do medicamento ACTEMRA, uma injeção que o SUS não fornece, e como o hospital não o possui, foi solicitado à família. O ACTEMRA, 80mg custa 2 mil reais a caixa, e são necessários 5 caixas para o tratamento do ex-vereador.


A prefeitura de Paranaguá onde Nilo trabalha hoje, doou uma caixa e a família está realizando uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro e comprar as outras 4 caixas, necessárias para a sobrevivência do paciente, e por isso o desabafo indignado do deputado, que pede que o governo federal coloque urgentemente essa injeção a disposição do SUS, muitos casos gravíssimos só poderão ser tratados com a ACTEMRA, que, segundo sua indicação serve para tratar artrite reumatoide ativa, de moderada a grave em adultos.


Galo fez questão de frisar, que a situação não tem nada a ver com o governo do Paranã e a Secretaria Estadual de Saúde que estão fazendo o possível para atender a população paranaense, mas é somente o SUS que pode fornecer essa injeção, o que não acontece atualmente.


Antônio Carlos Ribas

DRT - 0011938 PR.




25 visualizações0 comentário