• Deputado Galo

Iniciativas da Defesa Social são apresentadas ao Governo Federal


Iniciativas da Defesa Social são apresentadas ao governo federal. Foto: Ricardo Deverson/GM

O desenvolvimento do projeto Muralha Digital, a formação e a capacitação própria ofertadas ao efetivo da Guarda Municipal, junto com o trabalho de policiamento de proximidade foram alguns dos destaques apresentados a representantes do governo federal que têm percorrido o país para conferir de perto projetos e ações na área da segurança pública.


A busca por políticas federais mais assertivas no setor é o motivador do processo, observando pontos fortes de cada realidade para troca e contribuição com outras unidades federativas.


“Queremos fazer esse alinhamento estratégico e conhecer projetos em desenvolvimento, com o estabelecimento de pontos focais para a criação de uma rede de gestão estratégica em segurança pública”, explica Priscilla Oliveira, coordenadora de planejamento estratégico e avaliação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Ações voltadas à prevenção, acolhimento e reinserção social, sob o guarda-chuva do Departamento de Política Sobre Drogas; a integração com a área do trânsito; a preparação e a rápida resposta em situações de emergência (Defesa Civil); aliado ao cuidado e vistorias em edificações (Cosedi) completaram o leque das principais ações elencadas pela Defesa Social para demonstração no panorama nacional.



“Com boas práticas e toda a nossa estrutura, pudemos fornecer uma amostra de como é o envolvimento dos préstimos da Prefeitura dentro do conceito de municipalização e de cidade inteligente, trabalhado na nossa capital há 20 anos”, resume o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Consciência situacional

A construção da consciência situacional para tomada de decisão pelos gestores perpassa por situações de chuvas torrenciais, pelo controle do trânsito e dos semáforos e tantos outros, para além da segurança pública, pontua o secretário. “O compromisso é com o benefício do cidadão”.


O atendimento prioritário à mulher vítima de crime, de um lado, e o olhar para atividades educacionais e sociais com as crianças, de outro, foram aspectos enfatizados pelo comandante da Guarda Municipal, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior.

“Em Curitiba, a Patrulha Maria da Penha da GM conquistou a confiança das mulheres, com um atendimento humanizado que é essencial para esse tipo de situação”, destaca ele.

A consolidação de projetos como o Teatro de Fantoches e a Guarda Municipal Mirim, desenvolvidos há mais de 15 anos nas unidades municipais de ensino, onde também é aplicado o programa Conhecer para Prevenir (CPP), foram outros pontos-chave da apresentação.


A comitiva do projeto “Estratégia em Ação” da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) se reuniu com toda a equipe da Defesa Social e Trânsito nesta quinta-feira (9/12) e continua conhecendo as principais estruturas da Pasta, ao longo do dia.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/iniciativas-da-defesa-social-sao-apresentadas-ao-governo-federal/61890

0 visualização0 comentário