• Deputado Galo

Jardim Botânico reabre Jardim das Sensações no aniversário de 30 anos


Foto: Daniel Castellano / SMCS

O Jardim Botânico de Curitiba comemora 30 anos e volta a receber os visitantes em uma de suas atrações mais queridas. O Jardim das Sensações, que ficou fechado durante as piores fases da pandemia da covid-19, reabre ao público nesta terça-feira (5), caso não chova.


Entre as novidades comemorativas, estão, ainda, o retorno da escultura Amor Materno restaurada. De acordo com o escultor Elvo Benito Damo, responsável pelo restauro, trata-se de um processo de lavagem da peça, seguida de uma renovação da pátina.


O Jardim Botânico ganhou também um canteiro com a inscrição de 30 anos em flores e a silhueta da estufa. São cerca de mil mudas de begônias formando o desenho.


Recentemente, o espaço ganhou, ainda, um café-escola do Senac, na também nova Galeria das Quatro Estações, e uma limpeza total na estufa, que continua fechada por mais um tempo por conta da pandemia.


Como a pandemia ainda não acabou, todos os cuidados devem ser tomados. Os visitantes devem manter o distanciamento e o uso de álcool em gel durante o percurso.


Sentidos


O Jardim das Sensações foi criado em 2008 com a intenção de fazer a integração e a inclusão do visitante com a natureza por meio dos sentidos. O passeio sensorial percorre um caminho de 200 metros com plantas nativas, aromáticas e medicinais.


As plantas são identificadas também em braile e os monitores ficam à disposição para o esclarecimento de dúvidas e explicações mais detalhadas.


Fazem parte do cenário, ainda, canteiros e uma cachoeira, além de uma instalação do programa Jardins de Mel com abelhas mirins, sem ferrão.


Jardim Botânico

Inaugurada em 1991, a unidade de conservação é uma área protegida e que abriga, além de um bosque com nascentes, coleções de plantas vivas para estudo e pesquisa. A cada ano mais de um milhão de pessoas passam pelo Jardim Botânico, que é o maior ponto de desembarques dos ônibus da Linha Turismo.


Os 178 mil metros quadrados de área do Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, seu nome oficial, abrigam ainda o Museu Botânico, um auditório e o quarto maior herbário do Brasil, que atrai pesquisadores de todo o mundo com as mais de 400 mil amostras de plantas prensadas para estudo.


Fonte: CBN Curitiba

https://cbncuritiba.com/jardim-botanico-reabre-jardim-das-sensacoes-no-aniversario-de-30-anos/

1 visualização0 comentário