• Deputado Galo

Leitos abertos por Curitiba equivalem a três hospitais de grande porte


Leitos abertos por Curitiba equivalem a três hospitais de grande porte. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba ativou nesta terça-feira (23/3) mais 11 leitos SUS para atender pacientes de covid-19, sendo seis em UTI no Hospital Evangélico Mackenzie e cinco leitos clínicos na Santa Casa de Misericórdia.


Com mais essa expansão, a cidade chega a 1.366 leitos SUS abertos desde março do ano passado, quantidade equivalente a três hospitais de grande porte da capital paranaense ou ainda a 12 hospitais de campanha. Dos 1.366 leitos, 492 são de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).


Leitos abertos por Curitiba equivalem a três hospitais de grande porte. Foto: Pedro Ribas/SMCS

“É como se em um ano tivéssemos colocado em funcionamento três hospitais do tamanho do Evangélico ou ainda 12 hospitais de campanha apenas para atender pacientes com covid-19”, explica Márcia Huçulak, secretária municipal de Saúde de Curitiba.

Mais de um terço desses novos leitos (517) foram abertos nos últimos 30 dias para atender o ritmo explosivo de internações de pacientes com covid-19 na cidade. Destes, 121 são UTI. De 849 leitos exclusivos para covid-19 em 22 de fevereiro, a cidade saltou para 1.366 atuais, um aumento 61%.

Os novos leitos abertos ficam dentro de unidades hospitalares da cidade, como os hospitais privados e filantrópicos parceiros do SUS Curitibano, além de hospitais ativados pela Prefeitura de Curitiba exclusivamente para o período de pandemia e também em algumas UPAs que passaram a contar com leitos clínicos para pacientes com covid-19.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/leitos-abertos-por-curitiba-equivalem-a-tres-hospitais-de-grande-porte/58374

0 visualização0 comentário