• Deputado Galo

Mais de 64 mil curitibanos ainda não receberam a vacina contra a Covid-19


Foto: AEN/PR

Até a última segunda-feira (6), 1.388.681 pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 ou a dose única, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba. De acordo com a estimativa da pasta, 64.648 adultos, com 18 anos ou mais, ainda não receberam a primeira dose do imunizante.


A expectativa é que a vacina seja aplicada em 1.453.329 moradores da cidade, acima dos 18 anos, mas o número pode ser maior, já que o cálculo é baseado na estimativa populacional do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) de 2019.


A Prefeitura de Curitiba anunciou que 95,55% da população de Curitiba, acima de 18 anos, já recebeu ao menos uma dose da vacina, mas ainda não há previsão para a conclusão da imunização deste público.


A CBN Curitiba questionou nos últimos dias a Secretaria Municipal de Saúde sobre a estimativa de público a ser vacinado da população em geral (convocada por idades) e sobre a previsão da repescagem já que a pasta utilizou doses destinadas à segunda aplicação para concluir a primeira.


Em nota, a pasta informou que não é feita a estimativa de pessoas do público em geral, pois, muitas pessoas do grupo prioritário também não receberam a primeira dose do imunizante por algum motivo e estão integradas no grupo por idade.


Além disso, a SMS afirmou que é aguardada a chegada novos lotes do imunizante contra a Covid-19. Quando houver doses será aberta a repescagem para os maiores de 18 anos que ainda não tomaram a vacina.


Segunda dose

Nesta sexta-feira (10), são vacinadas, com a segunda dose, pessoas com 53 anos ou mais que receberam a primeira aplicação em 16 de junho.


Todos estão sendo convocados por mensagem pelo aplicativo Saúde Já, que deverá ser apresentada na hora da vacinação.


Aqueles que não receberam a mensagem de convocação pelo Saúde Já não terão a segunda dose antecipada para esta sexta-feira e deverão, portanto, seguir a data agendada anteriormente.


Além do grupo das pessoas com 53 anos ou mais chamados para a antecipação serão vacinados com a segunda dose aqueles que já estavam com a vacinação programada. São pessoas que tomaram o imunizante Coronavac em 16 de agosto e os que receberam a primeira dose de Astrazeneca ou Pfizer em 14 de junho.


Fonte: CBN Curitiba

https://cbncuritiba.com/recebimento-vacinas-covid-19-curitiba/

0 visualização0 comentário