• Deputado Galo

Mais de 800 crianças e estudantes recebem cardápios especiais na rede municipal


Cardápios especiais da alimentação escolar, CMEI Centro Cívico. Curitiba, 11/04/2022. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Mais de 800 crianças de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e estudantes das escolas municipais recebem algum tipo de alimentação especial. São casos de estudantes com diabetes, doença celíaca, intolerância à lactose, vegetarianos e com outras restrições a algum tipo de alimento.


"São respeitados hábitos e culturas alimentares regionais, seguindo os parâmetros da legislação federal”, esclarece a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.


Os cardápios são elaborados por nutricionistas da Secretaria Municipal da Educação e preparados por empresas terceirizadas, que fazem a entrega dos alimentos diariamente. No CMEI Centro Cívico, há dietas sem leite e sem glúten, por exemplo.


“Além do cuidado no preparo, armazenamento, transporte e distribuição, temos um olhar atento em relação aos hábitos de cada um. Por exemplo, tem crianças que sempre comem primeiro o arroz e depois o feijão, outras são seletivas em relação a alguns produtos. Acompanhamos para que todas se alimentem bem”, conta a diretora, Ana Beatriz Souza Cerqueira.


Na Escola Municipal Batel, o estudante Luís Augusto Regazzo Moraes, do 5º ano do Ensino Fundamental, recebe cardápio sem leite ou derivados.


"Hoje em dia ele está acostumado, já sabe que tem alimentos que não pode comer, como brigadeiro, pizza com queijo. Conversamos sobre o que ele tem vontade e o que ele não deve comer, fazemos algumas trocas na alimentação”, relata a mãe, Flávia. Para ela, a possibilidade de uma alimentação especial faz toda a diferença na saúde e na qualidade de vida do filho.

“É muito importante que as escolas tenham esse cuidado. Ele se sentiu incluído e eu, como mãe, fico segura por saber que na escola ele está sendo bem alimentado”, afirma Flávia.

A diretora de Logística da Educação, Maria Cristina Brandalize, informa que as famílias precisam comunicar o CMEI ou a escola sobre a necessidade de uma dieta específica.


Acompanhamento

Periodicamente são realizadas reuniões sobre a alimentação entre a Gerência de Alimentação e os diretores de unidades. “Acompanhamos a satisfação com o que é servido e fazemos ajustes se necessário. Além disso, a Prefeitura oferta cursos de formação com o objetivo de subsidiar tecnicamente os profissionais”, explica Maria Cristina.


Para garantir a qualidade, a Gerência de Alimentação da secretaria coordena o acompanhamento técnico diário de cada unidade, com apoio dos Núcleos Regionais da Educação. Além disso, a Prefeitura oferta cursos de formação com o objetivo de subsidiar tecnicamente os profissionais.


A gerente de Alimentação da SME, Maria Rosi Galvão, explica que cada unidade educacional tem quatro profissionais previamente cadastrados para atestar a quantidade e qualidade dos alimentos.


Na mesa

Por dia, a rede municipal de ensino curitibana serve aproximadamente 300 mil refeições, o que inclui a alimentação da manhã, do almoço e da tarde. O número de refeições diárias varia conforme a idade da criança e se ela está no período integral, por exemplo.


Crianças pequenas comem mais vezes ao dia no CMEI, por exemplo, já um estudante do Fundamental na escola regular (meio período) se alimenta uma vez ao dia na escola.

Nos CMEIs são oferecidas de quatro a cinco refeições diárias (café da manhã, colação, almoço, lanche e jantar).

Algumas crianças ainda mamam, então há lactários nos CMEIs. As mães podem utilizar o espaço do Mama Nenê ou deixar o leite.

Já os estudantes que permanecem em tempo regular nas unidades recebem uma refeição diária. E quem está no ensino integral recebe três refeições por dia.


Acesse os cardápios

Os cardápios das unidades da rede pública curitibana podem ser acessados aqui, na opção “cardápios”.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/mais-de-800-criancas-e-estudantes-recebem-cardapios-especiais-na-rede-municipal/63393

0 visualização0 comentário