• Deputado Galo

MP pede isolamento social máximo em Matinhos e Pontal do Paraná


Foto: MP-PR

As Prefeituras de Matinhos e de Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, devem tomar medidas para alcançar o nível máximo de isolamento social na região, a exemplo do que já foi feito pela Prefeitura de Guaratuba.


Esse é o teor da recomendação administrativa, encaminhada pelo Ministério Público do Paraná nesta quinta-feira (18) aos prefeitos dos dois municípios.


No documento, as Promotorias de Justiça de Matinhos e de Pontal do Paraná, pedem que sejam tomadas medidas legislativas, regulamentares e administrativas nas duas cidades.


O MP indicou prazo de 24 horas para um retorno oficial à solicitação.


O Ministério Público aponta ainda na recomendação que o sistema de saúde da região encontra-se em lotação extrema e já apresenta escassez de recursos materiais e humanos, com equipes de profissionais de saúde sobrecarregadas, além de “risco concreto de desabastecimento iminente de medicamentos imprescindíveis para intubação”.


As Promotorias recomendam também, a adoção pelas prefeituras, de ações de fiscalização adequadas para o cumprimento das medidas de isolamento. Além disso, propõem aos prefeitos que, de modo a minimizar o impacto econômico das restrições de circulação, sejam promovidas medidas fiscais, dentro da esfera da competência municipal, para beneficiar o comércio e serviço locais.


Nesta quinta-feira, o Paraná alcançou a soma de 776.410 casos confirmados de Covid-19 e 14.278 mortos em decorrência da doença. Em Matinhos, foram confirmados 1.888 casos da doença desde o início da pandemia, com 50 mortes. Já em Pontal do Paraná, foram 1.628 casos confirmados e 44 mortes ocasionadas pela infecção causada pelo novo coronavírus.


O hospital de referência para o Litoral do Estado é o Hospital Regional do Litoral, que conta com 30 leitos de UTI SUS exclusivos para o atendimento de pacientes com a Covid-19, e está com ocupação de 97%. Já os leitos de enfermaria, que são 26, estão com ocupação de 85%.


A população atendida pela 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, que abrange os 7 municípios do Litoral, é atualmente de 299.824, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde.


A CBN Curitiba entrou em contato com as assessorias das Prefeituras de Matinhos e de Pontal do Paraná, e até o momento não obteve retorno.


Fonte: CBN Curitiba

https://cbncuritiba.com/mp-pede-isolamento-social-maximo-em-matinhos-e-pontal-do-parana/



0 visualização0 comentário