• Deputado Galo

Municípios já aplicaram mais de 70% das vacinas distribuídas, diz Sesa


Foto: AEN

Circulou nas redes sociais nos últimos dias, uma mensagem onde havia a informação de que menos da metade das doses de vacina contra a Covid-19 no Paraná, recebidas pelo governo federal foram aplicadas, mas a informação não é verdadeira, segundo o governo estadual.


A mensagem afirma que foram recebidas 2.495.350 doses da vacina, sendo que apenas 1.212.622 foram aplicadas, o que representa 48% do total distribuído ao estado.


Apesar da quantidade de doses recebidas estar correta, a informação sobre as vacinas já aplicadas não está.


Segundo dados do Vacinômetro, criado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), para divulgar em tempo real os números de vacinação nos municípios paranaenses, cerca de 71% das doses distribuídas já foram aplicadas nas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários de vacinação, estipulados no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.


Conforme a Sesa, já foram distribuídas aos municípios, até esta quinta-feira (15), 2.420.360 doses do imunizante, tanto para a primeira, quanto para a segunda aplicação.


Do total de vacinas distribuídas, foram 1.434.469 direcionadas para a primeira dose e 985.891 para aplicação da segunda dose.


Ainda conforme a Sesa, 93,6% do total de vacinas para a primeira dose já foram aplicadas no estado e 38,4% do total de segundas doses.


A diferença entre as doses já recebidas do Ministério da Saúde e as já distribuídas no estado, formam a chamada reserva técnica, ou seja, são armazenadas tanto para garantir a segunda dose em caso de atraso no recebimento dos novos lotes, quanto para problemas de perda de doses como falhas na refrigeração dos imunizantes, por exemplo. Atualmente, são 74.990 doses do imunizante que estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).


A Sesa reforça que a distribuição de vacinas é feita pelos estados, no entanto, a logística de imunização dos grupos prioritários é de responsabilidade dos municípios.


Ainda segundo a pasta, o Paraná deve receber nos próximos dias mais 368.050 doses dos imunizantes.


Fonte: CBN Curitiba

https://cbncuritiba.com/municipios-ja-aplicaram-mais-de-70-vacinas-distribuidas-diz-sesa/

0 visualização0 comentário