• Deputado Galo

Novas calçadas garantem melhor acessibilidade na Rua Kellers


Prefeito Rafael Greca vistoria com o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues, as obras de revitalização das calçadas na Rua Kellers, pelo programa Caminhar Melhor. Curitiba, 22/02/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Uma área de duas quadras da Rua Kellers, um dos trechos da tradicional Feira de Artesanato do Largo da Ordem, que acontece aos domingos, no Centro Histórico da cidade, começou a ser requalificada. A Prefeitura de Curitiba está implantando novas calçadas, mais planas e seguras, para tornar a movimentação de pedestres acessível e confortável em 225 metros da via, entre as ruas Desembargador Ermelino de Leão e Martin Afonso.


São obras do projeto Caminhar Melhor de requalificação e expansão de calçadas e ciclovias da Prefeitura de Curitiba e integra o Programa de Mobilidade Urbana contemplado no Plano de Governo para a gestão 2021/2024. Na totalidade, o programa prevê R$ 40 milhões de investimentos para assegurar 50km de estrutura cicloviária e 100km de calçadas acessíveis em diferentes regiões da cidade.


Vistoria

Iniciada na segunda-feira (14/2), a intervenção foi vistoriada na manhã desta terça-feira (22/2) pelo prefeito Rafael Greca, acompanhando pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues. A previsão é de que as obras durem quatro meses. Também participaram da visita técnica à obra a engenheira fiscal de obras da Smop, Rosana Dalledone, e a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion.

“Estamos na Rua Kellers, na colina do alto de São Francisco, próximo da Sociedade Beneficente Islâmica, da Cúria Metropolitana da Igreja Católica e da Mesquita de Curitiba. Estamos requalificando as calçadas da via dentro do programa de acessibilidade, do projeto do município Caminhar Melhor. Essas calçadas acessíveis já vêm desde o Largo da Ordem até o Alto de São Francisco e servem também como espaço de visitação da Feira do Largo da Ordem no Centro de Curitiba”, disse Greca.

Terreno nivelado

A nova calçada será formada por uma nova faixa acessível em concreto de 1,5 metro de largura, conforme estabelecido pelas Normas Técnicas de Acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e outra faixa, na área de serviços (próxima às arvores), com lajotas de lousinha (pedras de granito duro).


O modelo do novo passeio vai privilegiar a acessibilidade e facilitar o acesso ao comércio e aos serviços na região central da cidade, além é claro, dos artesãos e das pessoas que prestigiam a Feira de Artesanato do Largo da Ordem considerada um dos principais pontos turísticos da cidade.


Por conta das obras, a tradicional Feira de Artesanato, realizada aos domingos, vai funcionar temporariamente com uma nova configuração das barracas instaladas na Rua Kellers, na área em frente à Mesquita.


Novo trecho de obras

Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, explica que nesta fase da intervenção, as antigas calçadas estão sendo removidas, o terreno será escavado e nivelado para ser preparado para receber o novo piso.

“Depois de concluídas as obras nas calçadas deste trecho um outro, de 250 metros, entre as ruas Dr. Muricy e Ermelino de Leão também terão o passeio requalificado”, explicou Rodrigues.

As obras desta segunda etapa de calçadas da Rua Kellers estão em fase de homologação da empresa vencedora da licitação pública para execução da obra.


“Quando concluídos os dois trechos de novas calçadas as pessoas terão piso plano, com acessibilidade, segurança e conforto para os deslocamentos, privilegiando, especialmente as milhares de pessoas que prestigiam os artesões de Curitiba da Feira de Artesanato”, disse Rosana Dalledone.


Carlos Cavalcante tem um estúdio de fisioterapia na Rua Kellers, equina com a Rua Júlia da Costa, onde as equipes trabalham na remoção do antigo piso. Na avaliação do fisioterapeuta, as obras serão importantes tanto para a segurança e bem-estar das pessoas, quanto para a valorização do setor histórico da cidade. “É uma intervenção importante, que vai assegurar acessibilidade e sobre tudo manutenção e valorização dessa área que é o berço histórico de Curitiba e precisa estar sempre bem-cuidada”, disse Cavalcante.


Caminhar Melhor

A nova calçada na Rua Kellers está no primeiro lote do projeto do Caminhar Melhor, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e cujas obras são executadas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras. Nesta fase serão contempladas nove ruas com obras de revitalização e acessibilidade das calçadas que somam mais de 5 mil metros de extensão, com investimentos de R$ 9,5 milhões.


Caminhar Melhor é uma intervenção urbana que cobre toda a cidade, do Centro aos bairros mais distantes. As ruas alcançadas pelo projeto são centros comerciais e de grande circulação de pessoas. Em algumas vias, além de novas calçadas e paisagismo, os projetos incluem a requalificação das vias, drenagem, sinalização viária horizontal, vertical e semafórica, iluminação pública, contenção e infraestrutura para rede de fibras óticas.


Também receberão novas calçadas nesta fase as ruas Major Heitor Guimarães (Campina do Siqueira); Rua Cândido Lopes e na continuidade a Rua Alameda Dr. Carlos de Carvalho (Centro); Avenida do Batel, incluindo os trechos denominados Benjamin Lins e Rua Gonçalves Dias (Batel) e Eduardo Afonso Nadolny, no CIC. Também serão contempladas nesta fase e já começaram a receber intervenções para a implantação das novas calçadas as ruas João Parolin (Prado Velho); Rua Bley Zornig (Boqueirão), Francisco Alves Guimarães (Cristo Rei) e Rua Dr. Goulin no Juvevê.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/novas-calcadas-garantem-melhor-acessibilidade-na-rua-kellers/62679


0 visualização0 comentário