• Deputado Galo

Novo Mesa Solidária começa a atender população carente nesta quinta


Prefeito Rafael Greca inaugura o quarto ponto do Mesa Solidária. Curitiba; 24/06/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

O prefeito Rafael Greca entregou, nesta quinta-feira (24/6), o quarto ponto do programa Mesa Solidária, que oferece refeições gratuitas à população em risco social, como moradores de rua e desempregados. Próximo à Praça Tiradentes, na Rua Barão do Serro Azul, 81, esquina com a Travessa Nestor de Castro (atrás da Catedral), o novo espaço começa a atender a partir das 18 horas. A quarta unidade do Mesa Solidária atenderá todos os dias, inicialmente, no jantar.

“Hoje, à noite, este local começa a dar mais dignidade às pessoas em situação de rua que estão no Coração de Curitiba, que poderão se alimentar em um espaço limpo e mais confortável", afirmou Greca.

O prefeito lembrou que, além do novo ponto, denominado Mesa Solidária Luz dos Pinhais, por estar em frente ao Memorial à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (padroeira de Curitiba), o programa já conta com outros três endereços: nos Restaurantes Populares da Rui Barbosa e Capanema, no Centro, e no Centro POP Plínio Tourinho, no Rebouças.


“A solidariedade é uma emanação de Deus e o Mesa Solidária é um grande exemplo deste sentimento fraterno, pois já distribuiu mais de 350 mil refeições graças à mobilização do poder público e toda a sociedade”, destacou o prefeito.


Lançado em dezembro de 2019, o Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura - como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico – com mais de 40 entidades parceiras - instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos.


Greca ressaltou ainda que, somados aos 1,3 mil lanches gratuitos do Mesa Solidária todos os dias, estão as 4,7 mil refeições ofertadas a R$ 3 nos restaurantes populares da Prefeitura de segunda a sexta-feira. "Assim, Curitiba dá acesso hoje a seis mil refeições, de graça ou a preço subsidiado, a quem mais precisa, entre pessoas com baixa renda, moradores de rua, idosos e desempregados", acrescentou o prefeito.


Novo espaço

O quarto ponto do Mesa Solidária vai oferecer 120 lugares e capacidade para atender por período até 500 pessoas. Durante a pandemia, no entanto, a capacidade do local será pela metade (60 lugares).


“Estamos seguindo todas as orientações da Secretaria Municipal de Saúde para garantir a saúde da população atendida. Inicialmente, serão servidos jantares com em média 200 refeições por dia”, explica Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.


O imóvel, que recebeu coloridos painéis criados pelo artista curitibano Ferge e conta com pias e banheiros para higienização do público atendido, foi alugado pela Prefeitura junto à Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.

“Este espaço do Mesa Solidária, próximo à Catedral e à Praça Tiradentes, representa o esforço de todos para dar alimentação de qualidade aos menos afortunados, além de fraternidade e afeto”, destacou Dom Diamantino Prata de Carvalho, bispo emérito e novo provedor da Santa Casa.

A Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Curitiba também é parceira do programa, distribuindo refeições no Restaurante Popular da Rui Barbosa.


Doação

Durante a entrega do novo ponto do Mesa Solidária, o prefeito Rafael Greca ainda recebeu um cheque simbólico de R$ 60 mil da Comunidade Israelita do Paraná. O recurso será usado na compra de gêneros alimentícios dos Armazéns da Família que serão usados no preparo das refeições pelas entidades parceiras do programa.

“Os recursos para o Mesa Solidária foram arrecadados na campanha Curitiba 18-18, que mobilizou toda a comunidade judaica da capital para ajudar no combate aos males da pandemia”, salientou Isac Baril, presidente da Federação Israelita do Paraná.

O número 18, que dá nome a campanha da comunidade israelita da cidade, em hebraico simboliza “chai” (vida).


Também participaram da entrega do novo ponto do Mesa Solidária Dom Carmo João Rhoden; Dom Vilson Dias de Oliveira; Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas; Fabiano Vilaruel, presidente da FAS; Thiago Ferro, diretor do Departamento de Políticas Sobre Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito; Roberto Carlos Watanabe, fundador da ONG Jabra; Rafaela Lupion, administradora da Regional Matriz; padre José Aparecido, coordenador-geral da Ação Social do Paraná; Luciana Almeida, fundadora do Projeto Luz; Luane Dallastra, representante do Terreiro Vovó Benta; e os padres Carlos Fritzen, Valson dos Santos Sandes, Ederson Carlos Rodrigues, Charles Gomes, Simão Miguel e Wagner Portugal.

Serviço: Mesa Solidária Luz dos Pinhais

Abertura: quinta-feira (24/6) Horário: Todos os dias, a partir das 18h Local: Rua Barão do Serro Azul, 81, esquina com a Travessa Nestor de Castro (atrás da Catedral), no Centro


Fonte: Prefeitura de Curitiba

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/novo-mesa-solidaria-comeca-a-atender-populacao-carente-nesta-quinta/59487

0 visualização0 comentário