• Deputado Galo

Paraná espera vacinar população acima de 18 anos até maio


Foto: Daniel Castellano/SMCS

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) pretende aplicar a vacina contra a Covid-19 em todas as pessoas acima de 18 anos no Paraná, até o final do mês de maio. A informação foi confirmada à CBN Curitiba pela diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti Lopes, nesta segunda-feira (15).


De acordo com Maria Goretti Lopes, a estimativa é que quatro milhões de pessoas sejam imunizadas nesse período, a depender do envio de vacinas pelo Ministério da Saúde.


A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa também falou sobre o pedido do Paraná para que o Ministério da Saúde equilibre a quantidade de doses enviadas ao estado. A justificativa é que o planejamento do órgão federal não é condizente com o número de pessoas dentro dos grupos prioritários, ou seja, estados com população menor que a do Paraná já vacinaram mais pessoas.


Maria Goretti Lopes também falou sobre a preparação do Paraná para a possível compra dos imunizantes sem depender do Governo Federal. Ela ressaltou que o estado segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), mas que é preciso estar preparado para qualquer alteração no cenário.


De acordo com a Sesa, até este domingo (14), o Paraná havia vacinado 458.954 paranaenses contra a Covid-19, o número representa menos de 5% da população paranaense que, de acordo com dados de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de mais de 11,5 milhões de pessoas.


A CBN Curitiba entrou em contato com o Ministério da Saúde para falar sobre o cronograma de distribuição de vacinas, mas até o final desta reportagem, não obteve retorno.


Fonte: CBN Curitiba

https://cbncuritiba.com/parana-espera-vacinar-populacao-acima-de-18-anos/

3 visualizações0 comentário