• Deputado Galo

Pessoas com sintomas gripais leves devem ligar para a Central de Atendimento


Pessoas com sintomas gripais leves devem entrar em contato com a Central de Atendimento.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba reforça a orientação para que pessoas com sintomas gripais leves, como tosse, coriza, dor de garganta e perda de olfato e paladar, entrem em contato com a Central de Atendimento (41) 3350-9000, em vez de ir diretamente a unidades de pronto-atendimento (UPAS).

No contato com a Central, o usuário receberá orientações sobre isolamento domiciliar, informações sobre como não transmitir o vírus e não contaminar o restante da família e onde buscar atendimento em caso de necessidade. A Central de Atendimento também fará o agendamento do exame do covid-19, se for necessário.

“Os casos leves também são orientados a voltar a ligar para a Central, se houver outras dúvidas ou piora do quadro de saúde”, explica a secretária Municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

A Central de Atendimento funciona todos os dias, das 8h às 20h.

Sinais de alerta Segundo a secretária, pessoas com sintomas mais graves podem buscar também a Central de Atendimento para receber orientação ou a unidade básica de saúde de sua região. Já as UPAs, com atendimento 24 horas, podem ser opção nos horários em que as unidades básicas não funcionam e apenas em caso de sintomas graves.

São considerados sinais de alerta febre alta persistente (38ºC por mais de 24 horas) e/ou os seguintes sintomas: falta de ar, respiração acelerada, vômito, desidratação, pontas dos dedos arroxeadas e alteração do nível de consciência.

Central de Atendimento Se você tem alguns destes sintomas, entre em contato com (41) 3350-9000.

  • Nariz escorrendo

  • Dor de garganta

  • Tosse

  • Perda de olfato e paladar

Se você tiver alguns destes sintomas abaixo, além da Central de Atendimento, é possível acessar a sua unidade básica de saúde – ou UPA, nos horários que as unidades básicas não funcionam.

  • Febre alta persistente (38ºC por mais de 24 horas) e/ou

  • Falta de ar, respiração acelerada, vômito, desidratação, pontas dos dedos arroxeadas e alteração do nível de consciência.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/pessoas-com-sintomas-gripais-leves-devem-ligar-para-a-central-de-atendimento/58077

0 visualização0 comentário