• Deputado Galo

Prefeitura convoca crianças nascidas em 2015 para vacinação anticovid


Prefeitura convoca crianças nascidas em 2015 para vacinação anticovid. Curitiba, Foto: (Arquivo) Ricardo Marajó/SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba vai ampliar a vacinação contra a covid-19 para as crianças e convoca um novo público para a primeira aplicação. Confira o cronograma para os próximos dias.


A vacinação das crianças seguirá de forma escalonada por período de nascimento. Nesta quarta-feira (2/2) a primeira dose será para as crianças nascidas entre 1º de janeiro a 30 de junho de 2015 e na quinta-feira (3/2), serão vacinas as nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2015.


Nestas datas só poderão receber a primeira dose anticovid o público convocado, crianças das faixas etárias que já foram convocadas e não compareceram na data para a primeira dose deverão aguardar a convocação da repescagem.

“É muito importante que os responsáveis compareçam na data da convocação. Vacinar crianças é um processo mais lento, por isso optamos em manter a convocação de forma escalonada, assim evitamos a demora no atendimento, mas a população também precisa fazer sua parte”, orienta a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

A ampliação para demais faixas etárias e a convocação de repescagem dependem da avaliação de estoque ou da chegada de nova remessa de imunizantes pediátricos.


Onde vacinar

O atendimento para as crianças seguirá em dez Unidades de Saúde exclusivas, das 8h às 17h. Confira os endereços no site Imuniza Já na aba “Locais de vacinação”.


Orientação para a vacinação

A SMS orienta para que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já, essa ação agiliza o fluxo da vacinação. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas.


No dia da vacinação é necessário que a criança esteja acompanhada de um familiar ou responsável.


Também deverá ser apresentado documento de identificação e CPF da criança, documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do responsável pela criança.


As orientações detalhadas e a relação das comorbidades pode ser conferida no “Pequeno Manual para vacinação das crianças de 5 a 11 anos em Curitiba”.


Recomendações

A vacina contra a covid-19 para crianças não deve ser aplicada de forma simultânea com imunizantes para outras doenças, a recomendação é de que seja dado um intervalo de 15 dias.


Crianças que testaram positivo para a doença também devem aguardar os intervalos para receber o imunizante, que nesse caso é de 30 dias após a data de início dos sintomas.


A vacinação das crianças com 5 anos e das imunossuprimidas de qualquer idade deve ser feita exclusivamente com o imunizante pediátrico da Pfizer, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.


Após a liberação da Anvisa, o Ministério da Saúde incluiu no dia 21 de janeiro a Coronavac na campanha de vacinação contra a covid-19 para a faixa etária de 6 a 17 anos.


Cronograma de vacinação das crianças

• 2/2 (quarta-feira) – Crianças nascidas entre 1º de janeiro a 30 de junho; • 3/2 (quinta-feira) – Crianças nascidas entre 1º de julho a 31 de dezembro;


Fonte: Prefeitura de Curitiba

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-convoca-criancas-nascidas-em-2015-para-vacinacao-anticovid/62426

0 visualização0 comentário