• Deputado Galo

Prefeitura reforça importância da imunização de crianças


Prefeitura reforça importância da imunização de crianças. Foto: Ricardo Marajó/SMCS (Arquivo)

A Prefeitura de Curitiba reforça a importância da vacinação para o público infantil, cujo cronograma está em andamento na cidade.


Nesta terça-feira, o prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, chamaram atenção para o tema, destacando que as vacinas são seguras – não só para as crianças como também para toda população jovem e adulta.

“Vacina é vida, Covid é doença que criança alguma merece. Levem os pequeninos às unidades de vacinação”, conclamou o prefeito em suas redes sociais.

O objetivo do município é ampliar o público infantil vacinado. No sábado (5/2), a Secretaria Municipal de Saúde montou uma estrutura para vacinar 40 mil crianças, mas só 14 mil compareceram.


“Pais, responsáveis, vovós e vovôs: levem seus filhos e netinhos para vacinar. Não acredite em ‘fake news’. A vacina é segura e eficaz”, reforçou Huçulak.

Segundo a secretária, a divulgação de notícias falsas sobre vacinas sempre atrapalhou o combate ao coronavírus ao longo da pandemia, mas se intensificou quando chegou a vez de a população infantil ser imunizada.

“Não foi registrado, até agora, um caso sequer de morte de criança ou de alguma reação grave que tenha ligação com a vacina. Hoje, quem mais se interna em UTI é quem não está vacinado. Vacina é proteção”, afirma a secretária.

Ampliação

A SMS ampliou a vacinação contra a covid-19 para as crianças e convocou um novo público para a primeira aplicação durante a semana. A imunização seguirá de forma escalonada por período de nascimento.


Nesta segunda-feira (7/2), a primeira dose foi destinada a crianças nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2016. Na terça-feira (8/2), serão vacinas as nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2016 e 1º de janeiro e 8 de fevereiro de 2017.


Nestas datas só poderão receber a primeira dose anticovid o público convocado. Crianças das faixas etárias que já foram convocadas e não compareceram na data para a primeira dose deverão aguardar a convocação da repescagem.


Onde vacinar

O atendimento para as crianças seguirá em dez Unidades de Saúde exclusivas, das 8h às 17h. Confira os endereços no site Imuniza Já na aba “Locais de vacinação”.


Orientação para a vacinação

A SMS orienta para que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já. Essa ação agiliza o fluxo da vacinação. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-reforca-importancia-da-imunizacao-de-criancas/62497

0 visualização0 comentário