• Deputado Galo

PROJETO DE COMBATE À DEPRESSÃO E SUICÍDIO NAS ESCOLAS VAI PARA SANÇÃO

Atualizado: 17 de mai.



Como presidente da Comissão dos Direitos da Juventude na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Galo (PP) a atenção para aprovação na Casa, do projeto de lei 62/2020, que propõe um combate forte e constante aos casos de depressão e principalmente suicídios nas escolas do Paraná, proposta esta que cria diretrizes para a valorização da vida nas instituições de ensino no Estado, que passou em segunda votação e agora aguardará apenas a sanção do governador Ratinho Júnior.


O projeto, que avançou na forma de um substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça da ALEP, propõe a realização de ações e fornecimento de indicadores e orientação especializada às equipes técnico-pedagógicas e docentes, que contribuam na identificação e combate à depressão, autolesão e suicídio entre os alunos. A matéria determina que essas ações devem ser aplicadas nas instituições de ensino em favor do fortalecimento da autoestima e solidificação dos valores.


Através de sua atuação como presidente da Comissão dos Direitos da Juventude da ALEP, o deputado teve a oportunidade de comandar diversas reuniões e outros encontros, no sentido de ouvir os jovens e pessoas que estão em contato diário com meninos e meninas dessa faixa etária mais preocupante em relação aos distúrbios, e tem realizado ações para fortalecer ainda mais o trabalho da comissão. Ele ressalta, os números recentes da Organização Mundial da Saúde, que mostra que o suicídio é a terceira principal causa de morte no Brasil.


O Ministério Público apontou recentemente que, no período de 10 anos aqui no Brasil, houve um crescimento de 40% na taxa de suicídios no país, sendo deste total 33,5% de jovens entre 15 e 19 anos. Por isso destaca a importância de todas as ações que venham a ajudar no combate à esses preocupantes e tristes dados observados pelos órgão de saúde de todo o mundo.


Antônio Carlos Ribas

DRT - 0011938 PR

2 visualizações0 comentário