• Deputado Galo

Redução da Covid-19 em Curitiba pode flexibilizar decreto que vence hoje


Foto: Ari Dias/AEN

Termina nesta quarta-feira (6) o atual decreto da bandeira amarela em Curitiba. Com a redução nas taxas da Covid-19, fica a expectativa por mais flexibilizações hoje.


Na última atualização, em 15 de setembro, a Prefeitura afrouxou as regras para realização de eventos na capital, condicionados ao cumprimento de protocolo específico da Secretaria Municipal da Saúde. Poucos dias depois, uma reedição do documento permitiu, por exemplo, a visita a idosos em lares de longa permanência e a pacientes internados em hospitais, além de revogar uma série de normativas que tinham sido adotadas no ano passado, durante o período mais crítico da pandemia.


Em 15 de setembro, Curitiba tinha 6.191 casos ativos na cidade, que são pessoas com potencial de transmissão do vírus. Em 20 dias, esse número reduziu quase 46%. No último boletim, divulgado nesta terça-feira (5), a cidade contabilizou 3.350 casos ativos.


A média móvel de casos também teve queda de 34%. Em 15 de setembro, estava em 379, enquanto na última atualização do painel Covid-19 pela Secretaria Municipal da Saúde ficou em 249.


Na metade do mês passado, a capital contabilizava cerca de 17 mortes diárias. Ontem, foram dez óbitos divulgados no boletim.


Em relação a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas Covid-19, em 15 de setembro o percentual era de 60%. Nesta terça-feira ficou em 57%.


A taxa de retransmissão na época, segundo dados do Painel Covid-19, estava 1.09, baixando para 0.81. Quando o chamado RT está abaixo de 1 significa desaceleração da pandemia.



Fonte: CBN Curitiba

https://cbncuritiba.com/decreto-curitiba-vence/

0 visualização0 comentário