• Deputado Galo

Regionais fazem programação especial para o Dia da Mulher


Regionais fazem programação especial para o Dia da Mulher . - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Na próxima terça-feira (8/3) será celebrado o Dia Internacional da Mulher. Além das homenagens e ações que a Prefeitura realiza para valorizar o talento e as habilidades das mulheres, a data também será lembrada nos bairros com programações específicas.


As dez regionais administrativas da cidade farão eventos com mobilizações, palestras sobre empoderamento feminino e prevenção da violência contra a mulher, além de atividades esportivas e de entretenimento para mulheres de todas as idades.


Regional Boa Vista

A Regional Boa Vista, por exemplo, preparou uma extensa programação para marcar a data. Começa às 9h30 do dia 8 de março, com uma caminhada dos alunos de ginástica dos centros de esporte e lazer Bacacheri e Avelino Vieira até a Rua da Cidadania do Boa Vista, que fica na Avenida Paraná, 3.600.


Das 10h às 15h, na Rua da Cidadania do Boa Vista, haverá apresentação de música instrumental com o catarinense radicado em Curitiba André Ribas, que vai mostrar o repertório de seu primeiro álbum, Acordeon Instrumental, diversificando gêneros e ritmos como baião, choro, samba, barravento, xamamé, jazz, milongas, entre outros.


Também no dia 8, no período da tarde haverá um momento de pausa e qualidade de vida na quadra poliesportiva para todas as mulheres funcionárias e as demais que se encontrarem na Rua da Cidadania.


Fotos e poemas

Nos espaços da Rua da Cidadania serão expostos murais de fotos, com o tema Mulheres que Fazem Diferença e varal literário com exposição de poemas e textos escritos por mulheres.

Em março, a Casa da Leitura Dario Vellozo também terá programação especial para homenagear as mulheres:

3 a 11 de março (segunda a sexta) – 8h30 às 12h e 13h às 17h30 Varal Literário – Escreva Como Uma Garota Distribuição de poemas e outros textos escritos por mulheres.

11 de março – 15h Leitura compartilhada e bate-papo com Daniele Rosa sobre o conto “Aqueles que Abandonam Omelas” da estadunidense Ursula K. Le Guin, uma das principais autoras de ficção científica e fantasia.

3 a 31 de março (segunda a sexta) – 8h30 às 12h e 13h às 17h30: “Ao escolher sua próxima leitura, que tal priorizar um livro escrito por uma mulher?”


Regional Bairro Novo

Na Rua da Cidadania da Regional Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado), no dia 8 as atividades iniciam às 8h com aula de ritmos para grupos de mulheres e servidoras. Também será organizada uma passarela com mensagens motivadoras e distribuição de materiais sobre prevenção de violência contra a mulher.


Regional Portão

9/3 - Rua da Cidadania (Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha), às 8h15. Aulão Lilás da Mulher realizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.


15/3 – Palestra: Política da Mulher no auditório 3 da Rua da Cidadania. E das 9h30 às 11h, a equipe do Ônibus Lilás estará na Rua da Cidadania para orientações e acolhimento de demandas trazidas por mulheres.


Regional Matriz

6/3 – 8h30: caminhada saindo da Praça Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, S/N). 7/3 - 8h30 às 10h: caminhada orientada por profissional de Educação Física no Jardim Botânico (Rua Engenheiro Ostoja Roguski). 8/3 - Das 8h30 às 12h, na Casa da Acolhida São José (Rua Paula Gomes, 1046) - manhã com dicas de cuidados com a saúde da mulher e café da manhã. Das 11h às 12h30 - Restaurante Popular da Matriz - apresentação do Conjunto Choro e Seresta e distribuição de vasos de flores na saída do restaurante para as mulheres. 10/3 - 8h30 às 9h30: aulão de ritmos no bosque do Centro de Esporte e Lazer Velódromo (Rua Dr. Jorge Meyer Filho, 1.210 - Jardim Botânico). 30/3 - 18h30 às 20h30: Pedal Rosa “Amigas da Bike”, na pista do Velódromo (Rua Dr. Jorge Meyer Filho, 1.210 - Jardim Botânico).


Regional CIC

8/3 - Das 14h30 às 16h, no auditório da Regional CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460), atividade voltada para os homens: Abertura do projeto Masculinidade Consciente, com atividades de combate ao machismo, à masculinidade tóxica, novas práticas de expressão da masculinidade e valorização das mulheres para o estabelecimento de relações igualitárias e sem violência.


Regional Cajuru

8/3 - Na Rua da Cidadania do Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru): distribuição de flores para as usuárias dos serviços da Rua da Cidadania pela manhã.


Regional Santa Felicidade

8/3 – 9h: atividades para alunas dos centros esportivos da Smelj. Experiência “Mulherar”, uma vivência com nossas alunas, no auditório da Rua da Cidadania 15h - leitura compartilhada e bate-papo com Daniele Rosa, na Casa de Leitura Maria Nicolas, na Rua da Cidadania (Rua Santa Bertila Boscardin, 213), sobre o conto “Aqueles que Abandonam Omelas” da estadunidense Úrsula K. Le Guin, uma das principais autoras de ficção científica e fantasia. 18 a 22/3 - aula Rosa Especial nos centros de esporte e lazer da Regional, durante os horários de aulas. 24/3 – 8h: aulão especial de ritmos no Clube da Gente. 30/3 – 8h30: caminhada Rosa no Parque Barigui, Concentração em frente a Academia Judith Passos.


Regional Tatuquara

11/3 – das 9h30 às 11h: no pátio interno da Rua da Cidadania e no Auditório (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, Tatuquara), haverá apresentação musical, repertório da MPB com o violonista professor Nilo (Fundação Cultural de Curitiba); palestra Alimentação Saudável na Menopausa, com a nutricionista Aline Sabania (Secretaria Municipal da Saúde); aulão de ritmos (Smelj); oficina de esmaltação de unhas e maquiagem e entrega de flores.


Regional Boqueirão

7 e 8/3 - serão realizadas em todas as turmas dos cinco equipamentos da Smelj, aulas comemorativas ao Dia da Mulher e serão destacados assuntos sobre os direitos das mulheres. 8/3 – distribuição de flores, poesias e indicação de leitura no período da manhã para as mulheres que passarem na Rua da Cidadania (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430) - Ação da ARBQ/FAS e Casa da Leitura. 13/3 - das 14h às 18h - Ação Mulher em Movimento no Parque Náutico com as seguintes atrações: aulão de ritmos, avaliação física e oficinas esportivas.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/regionais-fazem-programacao-especial-para-o-dia-da-mulher/62782

0 visualização0 comentário