• Deputado Galo

Rodízio está de volta em Curitiba e região; saiba as novas regras

Agora, a população vai ficar com 60 horas de abastecimento para 26 horas de suspensão


Começa a valer nesta segunda-feira (15), o novo modelo de rodízio de abastecimento de água em Curitiba e região metropolitana. Agora a Sanepar passa a implantar um dia a mais de abastecimento para a população, com relação ao modelo passado. Ou seja, no novo rodízio, a população fica 60 horas com água para 36 horas de suspensão. Ainda, os bairros passam a ser divididos em quatro grupos, com cerca de 900 mil de pessoas em cada.

Segundo a Sanepar, a ampliação do fornecimento de água aconteceu principalmente por causa da evolução do nível das quatro barragens que compõem o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC). Também houve economia da população, dentro do programa META20 e ainda ações da Sanepar que resultaram em 46,6 bilhões de litros de água incorporados ao sistema.

Nesta sexta-feira (12), o nível do SAIC chegou a 59,56%. A última vez que a Sanepar havia registrado um volume na faixa de 60% foi em abril do ano passado.


No entanto, a Sanepar alerta que a manutenção do novo modelo de rodízio dependerá do nível de reservação. Segundo Hudson José, diretor de Comunicação e Marketing da Companhia, caso o volume volte a cair, chegando a 50%, o modelo de 36×36, com um dia e meio com água e um dia e meio sem água, será retomado.

Sem rodízio

Diversos moradores afetados pelo despejo irregular de resíduos sólidos no sistema Iraí ficam rodízio, ou seja, com abastecimento integral até quinta-feira (18). É o caso de bairros que integram os município de Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande, Colombo, Curitiba, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras.


De acordo com a Sanepar, nas regiões com sistemas isolados, como as áreas abastecidas pelos poços do Aquífero Karst e pelo Rio Barigui, em Colombo e Almirante Tamandaré, o rodízio permanece no modelo de 36 horas com água e 36 horas sem água. A alteração do rodízio só ocorrerá na área do SAIC.


Confira os bairros e cidades que irão entrar em rodízio às 16h desta segunda até às 4h de quarta-feira (17).

Curitiba Curitiba (Área do Recalque do Reservatório Tarumã): Tarumã e Capão da Imbuia


Curitiba (Área do Recalque Baixo do Reservatório Santa Felicidade): Cascatinha, Sta.Felicidade, São João.


Curitiba (área da Gravidade do Reservatório Portão): Água Verde, Guaira, Fanny, Lindoia, Novo Mundo, Capão Raso.


Curitiba: Cidade Industrial, São Miguel, Augusta


Região Metropolitana Piraquara (Área do Recalque do Reservatório Guarituba Redondo): Jardim Tarumã, Vila Lori, Jardim Das Orquídeas, Jardim Tocantins, Jardim Urussanga, Jardim Santa Clara, Vila Mariana, Planta Monte Líbano, Vila Holandesa, Planta Amazonas, Planta Terezinha, Jardim Trianon, Jardim Santa Helena, Bosque Pinheiro e Fazenda Guarituba.


São José dos Pinhais (área da Gravidade Aeroporto): Afonso Pena, Aviação, Boneca do Iguaçu.

São José dos Pinhais (Área do Recalque do Reservatório Aeroporto): Afonso Pena, Águas Belas, Independencia, Boneca do Iguaçú, Iná, Aviação, Aristocrata, Guatupê, Rio Pequeno.


São José dos Pinhais (Área do Reservatório São Marcos): São Marcos, Campina do Taquaral, Parque da Fonte.


São José dos Pinhais (área do Booster Santa Fé): Guatupê, Academia, Cristal.


São José dos Pinhais (área do Recalque do Reservatório Iguaçú): Guatupê, Ipê.


Histórico do rodízio

  • 17/03/2020 – parcial: Região Sul de Curitiba, Fazenda Rio Grande, parte de São José dos Pinhais. Em abril foram incorporados outros bairros de Curitiba

  • 18/05/2020– modelo 4×1 – quatro dias com água/um sem água. Ampliado para toda Curitiba e 11 cidades da RMC. Cinco grupos de bairros alternados

  • 14/08/2020 – modelo 36×36 – um dia e meio com água/um dia e meio sem água. Três grupos de bairros alternados.

  • 15/03/2021. Modelo 60×36. Dois e meio com água /um dia e meio sem água. Área compreendida permanece a mesma do anterior. Quatro grupos de bairros alternados.

Fonte: Banda B

https://www.bandab.com.br/cidades/rodizio-esta-de-volta-em-curitiba-e-regiao-metropolitana-saiba-as-novas-regras/






42 visualizações0 comentário

© 2020 por Deputado Galo