• Deputado Galo

SEMANA DA RECICLAGEM É DESTACADA PELO DEPUTADO GALO


A “Semana da Reciclagem” comemorada pela primeira vez neste ano, foi destacada pelo deputado Galo na tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira ( 21 ). Autor do projeto de lei aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares na ALEP, que se transformou na Lei Estadual 2.579, o deputado abordou um aspecto importante e pouco comentado sobre o tema, que é a condição de trabalho e de vida dos carrinheiros.


Um dos principais personagens de todo esse processo, o carrinheiro geralmente vive á margem da linha da pobreza, e no seu dia a dia, enfrenta problemas como a fome, o frio, vive em condições muito precárias e acaba ficando refém de quem compra o material reciclável recolhido por ele. Existe uma máfia por trás do negócio, e quem recolhe o lixo reciclável é quase sempre obrigado a vender para uma única pessoa e por um preço muito baixo.


Além de ter seu trabalho desvalorizado, o carrinheiro sofre uma série de discriminações e muita gente olha de forma desconfiada para eles, as vezes até com medo de ser assaltado ou sofrer algum outro tipo de abordagem. Por isso, neste início da “ Semana da Reciclagem” a importância de se lembrar dos carrinheiros e recicladores, verdadeiros heróis que sofrem muito no seu dia de trabalho, são diminuídos e as vezes até humilhados, recebendo valor indigno pelo seu produto.


O deputado diz que seria necessária a criação de uma lei específica para regulamentar a profissão para que tanto os carrinheiros quanto os recicladores pudessem ter uma vida melhor e mais digna, sendo respeitados por seu trabalho.


Antônio Carlos Ribas

DRT - 0011938 PR.

6 visualizações0 comentário