• Deputado Galo

Volta às aulas 100% presenciais tem cuidados, alegria e empolgação


Volta às aulas na Escola Muniipal Piratini. Curitiba, 14/012/2022. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Esta segunda-feira (14/02) marcou a volta às aulas com 100% das crianças e estudantes nas escolas ou nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o que não ocorria desde 2020, devido à pandemia de covid-19. No final do ano passado, 20% dos matriculados ainda seguia no formato remoto (TV Escola Curitiba e kits pedagógicos).


Com um rígido protocolo sanitário já implementado pela rede municipal de ensino desde o segundo semestre do ano passado, quando o retorno foi híbrido (presencial + videoaulas da TV Escola), todos os matriculados agora frequentam a unidade educacional, inclusive os do ensino integral.

“Lugar de criança é na escola. Com muita alegria retomamos o formato 100% presencial para os 140 mil estudantes. As medidas de segurança seguem valendo, como uso obrigatório de máscara, higienização das mãos, evitar aglomeração, entre outros cuidados que garantem um retorno seguro”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Todas as unidades educacionais estão equipadas para garantir o cumprimento do protocolo, com totens de álcool em gel 70%, tapetes sanitizantes, termômetros, entre outros equipamentos.

Crianças animadas

“Eu não via a hora de voltar, estava com muita vontade de voltar para a escola”, comemorou Breno Miguel da Silva, o primeiro estudante a chegar nesta manhã à Escola Piratini, no Pinheirinho.

Acompanhado da tia, Sara, ele contou que adora matemática e Língua Portuguesa. “Quanta saudade”, disse o menino, que está no 5º ano do Ensino Fundamental.


Dayane Rodrigues Barbosa também acordou cedo nesta segunda-feira para levar a filha Agatha à escola. “Muito animada”, disse a menina. As crianças chegaram com material novo e os cadernos encapados.

A partir de agora, atividades pedagógicas em casa só serão possíveis nos casos de estudantes com comorbidades ou na necessidade de isolamento por infecção com o novo coronavírus.

No CMEI Centro Cívico, as famílias também estavam ansiosas pela volta 100% presencial. Segundo a diretora, Ana Beatriz Cerqueira, a maioria já havia optado pelo presencial desde o ano passado. “Nossa equipe está preparada e muito empolgada”, disse Ana.


A rede municipal tem 140 mil crianças e estudantes atendios por Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs).


Fonte: Prefeitura de Curitiba

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/volta-as-aulas-100-presenciais-tem-cuidados-alegria-e-empolgacao/62568


0 visualização0 comentário